TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medidas e Avaliação em Psicologia

Por:   •  1/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.397 Palavras (22 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA


DISCIPLINA:
Medidas e Avaliação em Psicologia III

01/10/20202

Teste projetivo – Rorschach Clínico

    O seguinte trabalho visa apresentar os aspectos do teste de Rorschach e como seu uso em clínicas se torna uma ferramenta poderosa no estudo de personalidade e possíveis desordens psicológicas. O teste é aplicado individualmente em pessoas com idade entre 16 e 60 anos.

    Seu criador Hermman Rorschach nasceu em Zurique na Suíça no ano de 1884, vindo de uma família humilde e um pai pintor começou a despertar interesse por desenhos desde novo. Após se formar em medicina Hermman se especializou em psiquiatria tendo como professores grandes nomes Eugen Bleuler e Carl Gustav Jung, teve a honra de pertencer à primeira geração de psicanalistas Freudianos, contribuindo com a psicologia com o termo e obra Psicodiagnóstico.

    Em seu livro Psicodiagnóstico ele discorre sobre os fundamentos de seu teste denominado teste projetivo, o teste de Rorschach estimula as funções psíquicas de atenção, julgamento crítico, linguagem e percepção que são frutos do maquinário inconsciente da mente humana.

Como é aplicado?

     O terapeuta mostra uma placa com uma mancha de tinta simétrica ao analisado e a partir de suas respostas o terapeuta fará observações de suas percepções de cada imagem. A vantagem desse teste é a sua flexibilidade para resposta, possibilitando que o paciente possa dar mais de uma resposta para cada imagem o que enriquece o processo de avaliação e interpretação.

Como é feita a avaliação?

    Após a aplicação do teste o avaliador faz uma decodificação individual de cada resposta dada em cada imagem do teste de Rorschach. É avaliado também a percepção do paciente e como a imagem foi percebida por ele, a determinante que é a verificação do aspecto mais importante percebido na imagem pela pessoa e o conteúdo que é a interpretação da imagem que o paciente alcançou em sua mente. Através deste teste é possível também mapear traços de personalidade doentia identificando um possível decaimento na mente humana. Nota-se também que um avaliado que fala com mais liberdade e criatividade sem algum bloqueio aparente, possui uma inteligência maior e de melhor qualidade.

[pic 2]

     Essa imagem é uma das presentes no teste de Rorschach, ele pode ser interpretada na maioria das vezes como sendo uma borboleta, um morcego ou algum tipo de pássaro. De acordo com o teste aqueles que enxergam um lobo ou um leão ]podem apresentar níveis de ansiedade e paranoia.

     Uma grande vantagem do teste de Rorschach em comparação aos vários teste projetivo que são criticados pela sua falta de padronização tanto nas respostas como na maneira de avaliar é que o Rorschach, apesar de ser um teste projetivo, ele possui sim uma certa padronização na avaliação e analise dos resultados das respostas dadas pelo paciente.

     

Autores

LUCIA MARIA SÁLVIA COELHO

Editora

TERCEIRA MARGEM EDITORA DIDÁTICA LTDA

Construto

Personalidade  

Público Alvo

De 16 a 60 anos

Idade da amostra de normatização

DE 16 ATÉ 60 anos

Aplicação

INDIVIDUAL

Correção

NÃO INFORMATIZADO

Data aprovação

13/03/2004

Prazo dos estudos de normatização

13/03/2019 - Atualização de normas aprovada na Plenária de 29/06/2019, com vigência até 29/06/2034

Prazo dos estudos de validade

13/03/2024

Teste do desenho da figura humana

     O trabalho apresenta a forma de como o teste projetivo de personalidade é utilizado como uma técnica de avaliação do desenvolvimento cognitivo, para avaliar crianças. Capaz de mostra de uma maneira mais clara aquilo que a criança não consegue expressa com palavras.

Foi desenvolvido originalmente por Florence Goodenough (1886 – 1959), em 1926, este teste foi o primeiro conhecido como teste do desenho de uma pessoa foi Goodenough. Descrito detalhadamente em seu livro intitulado Measurement of Intelligence by Drawings (Medição da inteligência através de desenhos)

     Desenho da figura Humana como forma de avaliação. Segundo Goodenough, Harris (Wechsleret al., 2012) diz que: Ao desenhar, a criança expressa seu conceito de ser humano e sua compreensão das características essenciais que o compõem.

Um sistema de interpretação e avaliação do desenho pessoa juntamente com casa e árvore, conhecido como HTP (house, Tree, Person), até hoje utilizado e recomendado por psicólogos.   

      Como um instrumento utilizado na avaliação da personalidade, está em terceiro lugar no conjunto dos instrumentos de avaliação psicológica no Brasil. Através do teste conseguimos mensurar algo do comportamento, como também projetar algo que está no inconsciente para o consciente, tudo através do desenho.

      A resposta será interpretada pelo psicólogo, respeitando as regras estabelecidas em manuais para sua correção.

      A versão que possui parecer favorável pelo SATEPSI é a do FERMINO FERNANDES SISTO de 2005 e tem como:

OBJETIVO

   Avaliar fator G de inteligência de crianças. 
 
PÚBLICO-ALVO

   Crianças com idade entre 5 e 10 anos.
 
 APLICAÇÃO 

       Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 15 minutos para as crianças menores e de 5 a 8 minutos para as crianças maiores.

DESCRIÇÃO

       Consiste em apresentar uma folha de papel branco, um lápis e uma borracha ao paciente, e pedir para que desenhe uma pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (661.6 Kb)   docx (689.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com