Avaliação Psicomotora em Psicologia
Por: lenapsi • 24/1/2017 • Trabalho acadêmico • 2.167 Palavras (9 Páginas) • 723 Visualizações
Avaliação Psicomotora
A psicomotricidade envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permitem a relação com os demais. É a integração psiquismo-motricidade (Alves, 2003).
A motricidade é o resultado da ação do sistema nervoso sobre a musculatura, como resposta a estimulação sensorial. O psiquismo seria considerado como o conjunto de sensações, percepções, imagem, pensamentos e afeto. Portanto, a função psicomotora é a unidade onde se integram a incitação, a preparação, a organização temporal, a memória, a motivação, a atenção, etc.
Fonseca (2004) comenta que a psicomotricidade é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
A psicomotricidade é uma ciência que tem como objetivo estudar o homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações que estabelece com seu mundo interno e externo. Portanto, caracteriza-se por uma educação em que se utiliza o movimento para conquistar outras habilidades mais elaboradas, como as intelectuais (Bueno, 1998).
De acordo com Gonçalves (2004), o movimento permite à criança explorar o mundo exterior através de experiências concretas sobre as quais são construídas as noções básicas para o desenvolvimento intelectual.
A integração dos aspectos afetivos com os motores traduz a organização de toda a personalidade do indivíduo e a organização das suas funções cognitivas. E, desde o início, o processo de aprendizagem passa pelo corpo, que é o nosso ponto de referência e a base para o desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, a psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.
A avaliação psicomotora geralmente ocorre devido a vários propósitos. Em geral, avalia-se o indivíduo pela tentativa de se identificar alguma dificuldade psicomotora, de forma que possa ser elaborado um programa de treinamento para a estimulação de tais habilidades não adquiridas.
O presente estudo teve como objetivo analisar o perfil psicomotor de uma criança entre 2 e 11 anos de idade, aluna de uma creche situada na cidade de Goiânia, através da avaliação psicomotora proposta por Picq e Vayer, com a finalidade de experienciar na prática o conhecimento teórico obtido em sala de aula e contribuir com a instituição enviando um relatório final contendo avaliação da criança estudada.
Identificação da Creche
Nome: Lar Espírita Francisca de Lima
End.: Rua 84 C nº 104 - Setor Sul, Tv. Bezerra de Menezes – Goiânia-GO
Público-alvo: crianças na faixa etária de 3 a 7 anos de idade.
Objetivos: Assistência, promoção, orientação e educação para as famílias de baixa renda, priorizando as crianças.
Missão: Atender com qualidade a criança em sua primeira infância integrando família, educadores, comunidade.
Equipe: 1 diretora pedagógica;
2 coordenadoras pedagógicas – SME;
2 professoras da SME;
16 recreacionistas;
1 professor de educação física;
9 estagiarias do IEL;
3 cozinheiras;
7 auxiliares de serviços gerais.
Instalações: 10 salas de aula;
7 banheiros com chuveiros;
2 refeitórios;
1 cozinha;
1 sala para direção;
1 sala de coordenação;
1 sala dos professores;
1 depósitos;
1 câmara fria;
1 área livre sem cobertura;
1 área coberta com uma tenda;
1 sala de vídeo;
1 brinquedoteca
Método
Participante
Participou deste estudo uma criança do sexo feminino, com idade cronológica de 5 anos e 6 meses.
Material
Foi utilizada como instrumento de avaliação a caixa de avaliação psicomotora de Picq e Vayer.
Procedimento
A avaliação psicomotora foi realizada no pátio da creche. A criança participante do estudo foi escolhida aleatoriamente dentre as demais crianças selecionadas pela coordenadora da creche.
Foram observados os seguintes tópicos do desenvolvimento: coordenação das mãos, coordenação dinâmica geral, equilíbrio, esquema corporal (imitação de gestos simples e desenho da figura humana), organização espacial (representação), dominância lateral e linguagem, verificando-se a idade psicomotora da criança através da média da soma dos resultados obtidos em cada item.
Resultados
Os resultados demonstrados no gráfico 1 apontam uma diferença entre a idade cronológica (5,5 anos) e a média da idade psicomotora (5,3 anos), revelando uma diferença pouco significativa de 0,2 anos.
[pic 1]
Gráfico 1: Comparação entre a média da idade cronológica e da
Idade psicomotora.
O gráfico 2 esquematiza as médias da idade psicomotora observada nas diferentes provas da avaliação.
[pic 2]
LATERALIDADE | E.E.D. |
Gráfico 2: Perfil psicomotor.
Discussão
De modo geral, a criança avaliada nesse estudo não apresentou grandes dificuldades psicomotoras, conforme está representado nos gráficos 1 e 2.
...