CERIMÔNIAS INSTITUCIONAIS Psicologia e Processos Institucionais
Por: marihollerbach • 7/4/2016 • Resenha • 356 Palavras (2 Páginas) • 373 Visualizações
CERIMÔNIAS INSTITUCIONAIS
Psicologia e Processos Institucionais
Carla, Graziela, Marianna e Rejane.
Um tipo diferente de cerimônia institucional é a festa anual ( as vezes realizada mais de uma vez por ano). Onde internados e administradores se " misturam" (participam de jogos, ou bailes) de forma padronizada de socialização. Esses momentos abrem espaço para " liberdades" internados e dirigentes, essa liberdade social pode exprimir-se através de liberdades sexuais.
Esta festa anual está ligada a comemoração de natal, onde ja distribuição de presentes, aumento no tempo para visitas e refeições, o local recebe uma decoração e ha uma refeição especial.
Outra cerimônia ligada a festa anual é o teatro institucional, os atores são os internados e os diretores da peça são os dirigentes. Por vezes pode haver um elenco " misto". Como a comunidade de internados é composta de pessoas do mesmo sexo, alguns dos atores representam papeis de sexo oposto.
Ha tmbm a cerimônia de abrir os portões uma vez por ano, onde parentes e o público em geral podem ir visitar o recinto. Nestas ocasiões a relação entre as pessoas da administração e internados parecem mais condiais. Ha uma exibição institucional, onde o local é arrumado para receber as visitas, para parecer um ambiente acolhedor, dando uma imagem " adequada" do estabelecimento. Porém tudo isso some depois que as visitas vão embora. É uma ficção para que não haja uma espécie de pressão contra a instituição por parte dos estranhos. Os pacientes nunca são deixados sozinhos com os visitantes, neste caso tem uma sala de visitas em algumas instituições.
Resumo das páginas 96 - 99
As cerimônias religiosas e os divertimentos de domingo é um período de unidade entre equipe e internados. Em todos os casos cerimoniais ha uma mascaração da realidade e uma atuação por parte dos administradores.
Os internados participam das cerimônias porque qualquer que seja a cerimônia lhes dá um pouco de conforto e menos restrições. E tmbm participam para ficarem bem diante dos dirigentes e conseguirem sair antes da internação. Ha uma separação dos papéis na instituição e existe uma falta de união e humanidade por parte dos dirigentes.
...