Caso Clinico Acompanhamento Psicopedagógico
Por: anaclaudiasan • 30/10/2023 • Relatório de pesquisa • 429 Palavras (2 Páginas) • 57 Visualizações
[pic 1]
Atividade: 4
Ana Claudia de Santana Novais Souza R.A: 1980144
Caso apresentado:
Após um acompanhamento psicopedagógico, uma criança foi encaminhada para o psicólogo devido ao seu comportamento no ambiente escolar. Essa criança apresentava variações de conduta que oscilavam desde irritabilidade, impulsividade, problemas em socialização e cumprimento de regras gerais, chegando a se demonstrar carinhosa, inteligente, prestativa e educada, mostrando ter grandes capacidades acadêmicas. Os motivos que implicaram no encaminhamento ao psicólogo foram a falta de concentração, total desinteresse na elaboração das atividades e fuga das tarefas propostas, descumprimento de diretrizes escolares como não correr pelos corredores, permanecer nas filas de organização ou respeitar horários, além disso, diante dos colegas de sala mostrava-se agressiva, arremessando objetos e gritando com os mesmos.
Diagnósticos e problemas possíveis:
Em um diagnóstico preliminar, podemos estimar a existência de três doenças norteadas para os sintomas supracitados, sendo elas: Dislexia, TEA – Transtorno do Espectro Autista e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
A dislexia é um transtorno especifico na aprendizagem, possui origem neurológica e interfere na precisão, decodificação e soletração do indivíduo.
No TEA o autismo se expressa através de um espectro de sintomas que surgem na primeira infância, causando atrasos em áreas básicas do desenvolvimento, como aprendizado da fala, brincadeiras e interação com outras pessoas.
Por fim, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Evidências sobre as hipóteses apresentadas:
Transtorno do Espectro Autista: Autistas apresentam dificuldades na interação social e precisam de ajuda para aprender como se comportar em diferentes tipos de situações sociais. É comum que o autista tenha dificuldades para compreender expressões faciais e corporais de outras pessoas, além de não gostarem de contato físico e afetivo.
Dislexia: A dislexia é um transtorno de aprendizagem do tipo verbal – que envolve símbolos, gráficos e códigos de linguagem fonológica – que nasce e cresce com a criança, ou seja, que se apresenta desde a primeira idade levando a problemas de aquisição de pré-requisitos para a alfabetização durante o seu desenvolvimento e que, por extensão, acarretará futuras dificuldades na leitura e na escrita, como demora na construção de frases, erros frequentes de ortografia e falta de concentração.
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade: O principal sintoma é a desatenção, onde o indivíduo apresenta dificuldade em manter a atenção nas tarefas ou atividades. Quando lhe é dirigida a palavra, parece não escutar. Não costuma seguir regras, tem dificuldades em organizar e concluir as atividades, além de evitar envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante.
...