Clínica ampliada
Por: Kamila129 • 17/3/2019 • Seminário • 4.982 Palavras (20 Páginas) • 129 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
GRADUAÇÃO PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA:
Clínica Ampliada
São Paulo
2018
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
GRADUAÇÃO PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA:
Clínica Ampliada
Angélica Alves de Oliveira 19676492
Amanda Siqueira de Souza 19377363
Caique Caslini Carlos 20344988
Isabela Reis Zabaleta 20112556
Juliana Santos da Silva 19346352
Kamila Silva de Souza 19620977
Suane Santos Alves da Silva 19453566
Vitor Barreto de Queiroz 19891351
São Paulo
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 4
2.1. CRONOGRAMA................................................................................................... 5
2.2. SÍNTESES DOS TEXTOS BÁSICOS INDICADOS PARA EQUIPE.................... 5
2.3. REFLEXÕES SOBRE FILMES INDICADOS PARA EQUIPE.............................. 9
3. CONCLUSÃO.........................................................................................................13
4. REFERÊNCIAS.......................................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
Com o desenvolvimento da saúde pública no Brasil, a lei N° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, concebeu o SUS (Sistema Único de Sáude), caracterizado por ter sido um grande avanço na história do país. Logo em seguida, veio a proposta inicial da clínica ampliada “De modo a clínica ampliada, pode ter um olhar mais abrangente sobre a particularidade e complexidade do sujeito e tendo a atenção também para as suas doenças físicas” (Campus 1997).
A Clínica Ampliada é uma medida de humanização feito pelo SUS e é baseada no conceito de saúde integral, que vê a qualidade de vida como o resultado de fatores biopsicossociais. A Clínica é também Compartilha pois há vários profissionais responsáveis pelo mesmo paciente, trabalhando em equipe para a melhora do mesmo. Dessa forma, é proposto a união dos colaboradores, tais como médicos, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos, endócrinos, entre outros.
Na Clínica, transparece a imagem do profissional que dispõe de olhos e ouvidos aguçados, coompenetrando seus sentidos ao paciente. Que concedendo sua total atenção, consegue questionar o paciente e descobrir que um paciente que procurou a clínica por sintomas de hipertensão, pode apresentar quadros depressivos, isolados ou estar desempregado. A partir desse momento, é necessário tratar do paciente como um indivíduo singular, pois essas questões acima mencionadas, irão interferir no desenvolvimento da sua doença inicial. O especialista tem um diálogo mais profundo com o paciente, observando todo o contexto em que ele está inserido, são abordadas várias questões temáticas como condições de vida, rotina e outros fatores que influenciam a saúde. Eles vão além do individual, incluindo ações com a família, grupos terapêuticos e de atividades físicas. Além de que, caso o paciente possua algum empecilho que o impessa a ir a clínica, a clínica dará um jeito ou de trazer o paciente até eles, ou de ir até o paciente. Respeitando que todos os indivíduos tenham direito à saúde.
Os profissionais desenvolvem a capacidade do paciente de enfrentar problemas incentivando sua autonomia e tendo como foco central a saúde e não a doença, por esse motivo as práticas integrativas e complementares ajudam na desmedicalização. Pois garantem que o indivíduo se transforme e continue vivendo sua vida da melhor maneira, mesmo tendo uma doença que o delimite.
2. METODOLOGIA
2.1. CRONOGRAMA
Semana 1:Pesquisa sobre Clínica Ampliada
Semana 2: Discutimos sobre o capitulo ''O psicólogo clínico'' de Naffah Neto
Semana 3: Reflexão sobre Estamira e visita ao Psicodrama Público do CCSP
Semana 4: Realizado perguntas tiradas dos textos bases para entrevistar psicólogos
Semana 5: Supervisão de Grupo
Semana 6: Entrega das sínteses de cada membro sobre os textos e livros base
Semana 7: Refeito a entrevista de acordo com exigências do orientador , entrevista no SUS, feito introdução do trabalho escrito
Semana 8: Entrevista com psicóloga na UBS
Semana 9: Entrevista com psicóloga do Instituto Sedes, entrevista com psicóloga do CAPS Vila Prudente, conclusão do trabalho escrito
Semana 10: Edição para Norma ABNT e retoques finais
2.2. SÍNTESES DOS TEXTOS BÁSICOS INDICADOS PARA EQUIPE
Conforme proposta do projeto de pesquisa, foi indicado dois textos básicos para realização e conhecimento sobre o tema proposto. Tratando-se do livro Cartas para Um Jovem Terapeuta de Contardo Calligaris e o texto Psicólogo Clínico de Naffah Neto.
No livro Caras Para um Jovem Terapeuta é possível ter uma referência de como é o psicoterapeuta na visão de Contardo Calligaris, psicanalista e dramaturgo. O psicoterapeuta em sua visão, é um terapeuta que tenta aliviar as dores dos outros e que possui o dom da escuta e do diálogo em si. Na leitura se pode observar que, para Calligaris, se torna um bom psicoterapeuta aquele que possui alguns traços que estejam com você antes mesmo de sua formação, o mesmo diz que não deve se tornar um psicoterapeuta aquele que espera gratidão e admiração de seus pacientes. O terapeuta deve sempre olhar a sua sociedade como um todo e trabalhar considerando seus aspectos influenciadores, assim como entender que há uma demasiada importância que o psicoterapeuta, seja primeiro um terapeuta.
...