Como Lidar com as Emoções
Por: rafaralvess • 10/9/2021 • Projeto de pesquisa • 566 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
É inegável o fato de que as emoções estão presentes na vida, mesmo quando dormimos, podemos expressá-las com sonhos. Tive a oportunidade de ler o livro "Como Lidar com as Emoções" da escritora Ellen G. White. O mesmo faz uma abordagem de cinco tipos de emoções: Culpa, Ansiedade, Angústia, Medo e Depressão do ponto de vista físico, mental e espiritual.
É possível sentir a autora apontar para uma única solução para todos os tipos de emoções negativas, e também como ter o envolvimento certo com as pessoas que tem problemas emocionais específicos. É citada também a influência dos alimentos sobre o nosso estado emocional e entre outras diversas coisas que afetam principalmente a geração atual, que, cada vez mais se deixa levar por influências e pelo “padrão” que a sociedade tem definido em relação à maneira de se levar a vida.
No mundo atual infelizmente existem vários fatores de influência, que afetam principalmente os jovens, os quais são amigos, filmes, séries, redes sociais, novelas e etc, e todos esse fatores tem muito a ver com os sentimentos citados no livro, a geração atual é provavelmente a mais afetada pela depressão e pela ansiedade, as pessoas tem cada vez mais a tendência a ser afetada por essas doenças e muitas também perdem a vida através delas, e as outras emoções que também são interligadas entre si. Hoje em dia é mais comum ver pessoas que recorrem à ajuda como psicólogos, grupos de apoio e até mesmo remédios, infelizmente não são todas que tem, acesso, recursos ou até mesmo coragem para buscar esse meio de ajuda, e acabam deixando tudo cair por terra, permitindo que essas emoções tomem conta do seu ser. E o livro mostra que a maior e real fonte de ajuda é Deus, que está sempre zelando e cuidando de seus filhos, e nunca nos desampara.
Infelizmente nem todos reconhecem ou compreendem isso, pensam que se por algum motivo estão passando por isso é porque Deus não está preocupado com o que acontece em sua vida, e é onde está o maior erro, por isso tem se tornado tão ‘’comum’’ ver notícias de suicídio, ataques pânico, ansiedade e entre outras crises emocionais e mentais. E tudo isso vem por as pessoas não saberem como lidar com as emoções, não recorrem aos meios necessários para isso e até mesmo não tem dado tanta importância em cuidar da saúde física, mental e espiritual, a alimentação é totalmente ao contrário daquilo que se recomenda para levar a vida de uma maneira mais saudável, e com a pandemia tudo parece ter piorado, as pessoas tem se relacionado cada vez menos, os índices de divórcio, feminicídio e suicídio tem subido cada vez mais, e isso tudo se tem dado pela falta de se relacionar, pela falta de dar ouvidos e ser ouvido, o amor vem se esfriando cada vez mais porque cada vez mais as pessoas tem se afastado do se único meio de se sentir realmente vivos e amados, que é Deus, se todos buscássemos Deus como temos buscado o amor e aceitação de outras pessoas os índices citados acima praticamente não existiram, saberíamos como realmente lidar com as nossas emoções e não haveriam tantas crises como existem atualmente, por isso a importância de se ler o livro e de buscar colocar em prática o que é recomendado não só pela autora, mas por aquilo que nosso Deus deseja para nossas vidas.
...