Contribuições da Psicologia
Por: menndesaline • 4/9/2016 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO- UnC
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
ALINE SOUZA
CONTRIBUIÇOES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM
CURITIBANOS
2014
Contribuições da Psicologia da Educação ao Ensino e a Aprendizagem
Tendo como Base o texto, acreditamos que as mudanças que houveram de tempos atrás ate os dias atuais foram os recursos que surgiram na recuperação da aprendizagem do aluno.
No nosso tempo de escola não havia tantos recursos. O aluno tinha o professor como mestre. Havia mais cobrança por parte dos pais, e tínhamos que buscar o conhecimento. Como o respeito entre aluno e professor , e pai e professor eram multos. Muitas vezes tínhamos medo de tirar duvidas que surjam no decorrer das aulas. O professor era autoridade e os alunos não demostravam interesse no conteúdo e nem o professor nos alunos fazendo com que eles levassem todas as duvidas para casa.
Hoje a psicologia da educação ajuda pais e filhos a compreenderem melhor de que forma as crianças adquirem conhecimento, de que forma interagem com seus colegas de classe durante as aulas e na hora do intervalo, e qual a importância destes fatores para o desenvolvimento infantil. A psicologia visa o desenvolvimento pleno da criança em sua relação com a família e com a escola.
A aprendizagem é um processo ativo em que a criança se relaciona com o que ela está aprendendo e assim vai descobrindo o mundo e construindo a sua própria identidade. Sendo assim, a psicologia pode ajudar pais e filhos a conhecerem melhor as estratégias de aprendizagem e os hábitos de estudo infantil. Isto ajuda a melhorar o aprendizado dos alunos, eliminando justamente as dificuldades de aprendizagem.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres, apartir das necessidades e desafios que o ensino, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, podera contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade,para, apartir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
...