Cura Xamânica Sob o olhar da Psicologia Analítica
Por: Paola Dilonardo • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 5.641 Palavras (23 Páginas) • 451 Visualizações
Cláudio Tessarin
Nathana Reis
Paola Dilonardo
Cura Xamânica
Sob o olhar da Psicologia Analítica
Universidade Nove de Julho
São Paulo
2009
Cláudio Tessarin
Nathana Reis
Paola Dilonardo
Cura Xamânica
Sob o olhar da Psicologia Analítica
Supervisora de Estágio: Prof ª Dra. Izildinha Konichi
Artigo apresentado como requisito
para conclusão de Estágio Básico I
do Curso de Psicologia – 3º Semestre
Universidade Nove de Julho
São Paulo
2009
Cura Xamânica
Sob o olhar da Psicologia Analítica
–The gaze of analytical psychology
Resumo
O Xamanismo é a mais antiga técnica de cura que se tem notícia, sendo considerada a origem das religiões e da medicina no mundo.
Sua história mostra seu surgimento em várias regiões da Europa e sua eficácia perdura por todos esses milênios.
O noviço para se tornar xamã deve ser submetido a uma série de rituais extáticos de morte e sua vitória, ou seu retorno do transe, marcam sua capacidade para se tornar xamã, o que resumiria sua capacidade para descer aos Infernos, transitar entre os mortos e subir ao Céu, trazendo consigo a cura para os males da sua comunidade.
Uma viagem entre os arquétipos humanos, por aqueles que não se “descolaram” dos fenômenos naturais e de sua simbologia.
Palavras-Chave:
Xamanismo, Cura, Religião, Jung, Psicologia Analítica.
Abstract
shamanism is the oldest technique of healing that has news and is the origin of religion and medicine in the world.
Its history shows its appearance in various regions of Europe and its effectiveness lasts for all these millennia.
The novice to become a shaman must undergo a series of ecstatic rituals of death and his victory or, return of trance, mark your ability to become a shaman, which summarize their ability to down to the underworld, carried between the dead and ascend to heaven, after it is the cure for the ills of their community.
a journey between the archetypal human, for those not "Off" of natural phenomena and their symbolism.
Key-Works:
Shamanism, Cure, Religion, Jung, analytical psychology.
Sumário
1. Introdução............................................................................................................5
2. Xamã....................................................................................................................6
3. Viagem Xamânica..............................................................................................10
4. Doença: Corpo e Alma.......................................................................................11
5. A Visão da Psicologia Analítica..........................................................................12
7. Bibliografia.........................................................................................................15
8. Anexos
8.1. O Mito do Centauro Quiron, A Cura e o Simbolismo do Arquétipo do Curador Ferido.............................................................................................................Anexo I
8.2. Relatórios Semanais – Cláudio Tessarin...............................................Anexo II
8.3. Relatórios Semanais – Nathana Reis...................................................Anexo III
8.4. Relatórios Semanais – Paola Dilonardo................................................AnexoIV
Introdução
O presente trabalho procura relatar aspectos do xamanismo e da cura xamânica, como ela se processa e, dentro disso, de que forma a Psicologia Analítica entende esse processo de cura.
Através de sua história, veremos como alguém se torna um xamã, qual o processo que os noviços devem passar, e os rituais presentes nos cultos xamânicos e como são desenvolvidos por seus sacerdotes. Deste modo, o objetivo foi compreender, como essa técnica que está presente em várias regiões do mundo e que parece ter nascido simultaneamente em tribos distantes que nunca estabeleceram contato, pode de modo igual, curar sua sociedade e de que modo o pensamento Junguiano, entende a chamada cura xamânica.
Xamã
Xamã, que deriva de saman em russo, é o sacerdote de uma tribo, o responsável pelo ritual xamânico, técnica de cura mais antiga que se tem conhecimento, há evidencias de desenhos em grutas com cerca de 20.000 anos, especialmente na Europa, sendo considerada a origem de todas as religiões místicas e da medicina.
A técnica Xamânica tem tanta eficácia que perdura por todos estes milênios e é semelhante em todos os continentes, levando a supor que havia uma certa comunicação entre os povos xamânicos.
“Na sociedade xamânica, saúde não significa sentir nada; nem significa ausência de dor. Saúde é buscar todas as experiências da Criação e vivencia-las, sentindo sua textura e seus múltiplos significados. Saúde é expandir-se para além do próprio estado de consciência para experimentar os sussurros e vibrações do universo” (Achterberg, 1996 p.23)
Inicialmente homens ou mulheres podem tornar-se xamãs, porém as mulheres eram consideradas mais preparadas a entrar em contato com o sobrenatural, devido a facilidade intuitiva que possuem, mas as tarefas diárias femininas impedem que tenham tempo para o aprendizado, que exige grande dedicação e tempo.
...