Depressão Intervenção Psicossocial
Por: Thayna Coelho • 23/4/2020 • Bibliografia • 448 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Intervenção Psicossocial
A intervenção psicossocial segundo Alvis (2019) , é um processo que visa aumentar a capacidade de desenvolvimento do ser humano, da família e da comunidade. Ela permite que os indivíduos exerçam controle e poder sobre o seu ambiente individual e social, auxiliando na qualidade de vida, treinando e fornecendo ao sujeito ferramentas que lhe permitam enfrentar e solucionar problemas. Visa o processo de interação sujeito- meio social, abrangendo áreas como saúde mental, politica, economia, educação , ect.
A intervenção segue os parâmetros do método cientifico, unindo pesquisa à ação. A pesquisa permeia todo o processo , desde a analise da demanda e o mapeamento das necessidades psicossociais até a etapa final de avaliação da intervenção.
Provocar algum tipo de mudança no sentido desenvolvimento é o objetivo fundamental da intervenção psicossocial, tendo como alvo os grupos, instituições , organizações e comunidades. O alcance da intervenção deve ser amplo e visar mudanças que vão, até mesmo, além dos grupos.
O desenvolvimento da intervenção psicossocial trata-se da intervenção propriamente dita, onde o interventor necessita primeiramente conhecer o grupo, instituição, organização ou comunidade, aproximar-se de seus componentes, para ajudá-los a fazer um levantamento das necessidades psicossociais para então, junto ao grupo, decidir os focos da intervenção.
Portando, antes de planejar qualquer intervenção é primordial conhecer se existe e qual é a demanda do grupo-alvo. De acordo com Levy ( 1994 ), faz parte do trabalho do psicossociólogo fazer emergir demandas, não só permitir uma expressão menos difusa delas, mas também permitir interpreta-las.
O diagnóstico inicial é fundamental e, portando, deve ser estabelecido um contrato com tal fim implicando a criação e utilização de dispositivos para ouvir todas as partes, além daquela que fez a demanda inicial e colher os dados necessários, sendo assim o diagnóstico já é uma operação de intervenção. Sendo assim, a primeira etapa consiste em transmitir as devidas autorizações e estabelecer o contato para o levantamento do diagnóstico, devem-se delinear os passos necessários para a coleta de dados, informações que permitirão caracterizar e diagnosticar às necessidades psicossociais.
A intervenção no campo da saúde mental, no atendimento à depressão, como por exemplo, é sustentado por um conjunto de políticas que possibilita construir um modelo de atenção que visa ao atendimento integral do usuário, os processos de intervenção dos profissionais exigem atuação em concepção ampliada, interagindo com os diferentes campos do conhecimento no desenvolvimento do projeto terapêutico. Assim, o psicólogo deve atuar em perspectiva generalista e desenvolver atividades de prevenção e promoção de saúde.
...