Do Ensinar Ao Apreender
Artigos Científicos: Do Ensinar Ao Apreender. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smitielly • 7/10/2013 • 469 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
Do ensinar ao aprender
A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos, pois esse processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalhavam com crianças de uma forma assistencialista foi longo e difícil, mas, todas as lutas politica e sociais voltadas para que as crianças pudessem viver este momento com toda a sua plenitude aconteceu apesar de nem todos entenderem e aceitarem este momento de extrema importância que é a infância. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, se por séculos ela era vista como um ser sem importância, indigno de viver, e até mesmo era visto como um adulto em miniatura sem serem respeitados seus direitos e suas fragilidades, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica, mas ainda observamos maus tratos e exploração infanto-juvenil em todo o mundo.
Essas mudanças originaram-se de novas exigências sociais e econômicas, conferindo à criança um papel de investimento futuro, esta passou a ser valorizada, portanto o seu atendimento teve que acompanhar os rumos da história. Sendo assim, a Educação Infantil de uma perspectiva assistencialista transforma-se em uma proposta pedagógica aliada ao cuidar, procurando atender a criança de forma integral, onde suas especificidades (psicológica, emocional, cognitiva, física, etc...) devem ser respeitadas.
O nosso país tem avançado muito desde o século XX pelo fato que a Constituição Federal em 1988 o legislativo passa a reconhecer a educação infantil como um direito da criança e um dever do Estado a ser efetivado no sistema educacional, e em 1998 o Ministério da Educação e Cultura publica o primeiro documento curricular nacional voltado há educação infantil o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Esse documento constitui como referencia para o educador devendo ser compreendido como um conjunto de sugestões metodológicas.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil deve ser entendido como uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que visa a estruturação de propostas educacionais adequadas á especificidade de cada região do país. Então o planejamento na educação infantil apesar de ser a peça chave de todo um conjunto também se torna muito, mas razoável pelo fato que o professor tem as mãos o referencial e assim ele se sentirá seguro ao planejar e organizar suas ações, pois ele encontrará parâmetros para a faixa etária que trabalha. O processo avaliativo na educação infantil tem que ser diferente da educação fundamental, mas também não menos importante no processo de ensino aprendizagem no RCNEI fala que; “A avaliação não se dá no momento final do trabalho. É tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças” (RCNEI, p. 203 v. 3).
Alfabetização é muito mais que decodificação e codificação de códigos, a alfabetização é a relação entre aluno e seu conhecimento de mundo
...