Do luto à luta
Por: Larissa Dorneles • 5/10/2018 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 318 Visualizações
Larissa Dorneles
Matrícula 00277077
Desenvolvimento Humano e Inclusão
Documentário “Do Luto À Luta”, de Evaldo Mocarzel
O documentário brasileiro de 2004/2005 relata em uma linha consistente o modo inicial de como foi a aceitação das famílias ao descobrirem que seus filhos nasceram com a Síndrome de Down, que seria o luto, com detalhamentos contados pelas famílias, sobre seus pontos de vista, passando então para a luta de inseri-los no mundo de maneira que eles façam aquilo que sintam vontade, não o que é de praxe designado à eles. De início, o documentário foi bem pacato na medida em que mostrava apenas os pais relatando, sendo que as crianças com a Síndrome estavam presentes no local. Então com o passar do documentário, fui entendendo que foi proposto essa primeira visão dos pais, para depois passar para a visão dos seus filhos.
Este documentário na verdade foi muito educativo por ter apresentado a visão das pessoas com a Síndrome, sua forma de pensamento, seus desejos e suas angústias. O que nos é passado, ao menos para mim foi durante o processo do ensino fundamental inteiro, é de que as crianças com Síndrome de Down não tem almejos. O conhecimento real eu fui aprendendo durante minha vida fora da sala de aula, e se eu tivesse assistido a esse documentário antes, se na escola todos tivessem assistido (estudei o ensino fundamental entre os anos de 2002 e 2011), acredito que tanto eu quanto meus colegas teríamos outros olhares e aceitação, pois havia um aluno com Síndrome de Down na escola, e eu, mesmo naquela época, percebia que ele era tratado de maneira diferente, muitos professores não se dirigiam a ele, como se ele não existisse. Quando ele não ia às aulas, não sentiam a falta dele. Faziam com que ele fosse diferente.
Sendo assim, meu ponto de vista é de que esse documentário realmente deveria ser repercutido muito mais nas escolas durante o ensino fundamental e médio, deveríamos ter abordado mais esse assunto desde muitos anos atrás.
...