Educação Inclusiva
Por: Luziacarneiro • 12/7/2016 • Artigo • 2.841 Palavras (12 Páginas) • 475 Visualizações
ESPECIALIZAÇÃO EM...............
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ARTIGO CIENTÍFICO
DEIVID MELO JUNIOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
RIBEIRÃO DO PINHAL– PR
2015
DEIVID MELO JUNIOR
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Artigo Científico apresentado a Faculdade União Cultural do estado de São Paulo. Curso de Especialização (lato sensu) em .........., como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em ..................
Orientador: Prof.Ms. Marcel Fonseca Carvalho.
RIBEIRÃO DO PINHAL– PR
2015
EDUCAÇÃO ESPECIAL
JUNIOR, Deivid Melo
RESUMO
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
3 MATERIAL E MÉTODOS
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONSIDERAÇÕES FINAIS
ABSTRACT
TÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo em Língua Estrangeira
Keywords:
REFERÊNCIAS
Em ordem alfabética, com entrelinhas simples com dois enter entre cada uma das obras. Seguir a ABNT NBR 6023 (2002).
RESUMO
No âmbito educacional e social, a proposta de educação inclusiva traduz a idéia de uma educação de boa qualidade, com acesso a currículos culturalmente valiosos e em tempo completo para todos e com todos, indistintamente. Pesquisas mostraram que os professores conhecem o direito dos alunos à inclusão com qualidade, respeitam as diferenças, mas se sentem perplexos, despreparados para trabalhar com as dificuldades, principalmente em relação à compreensão da leitura e da escrita. Considerando o exposto, propôs-se um material didático – em forma de seqüências didáticas - que visou contemplar os estudos, pesquisas e discussões sobre as diretrizes de um sistema educacional inclusivo, com a finalidade de propiciar ensino diferenciado e de qualidade para alunos das salas de recursos de 5ª a 8ª séries, contemplando a leitura e escrita como práticas sociais arrumar
2 O AMBIENTE ESCOLAR EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Padilha (2005) nos relata que a educação é um sistema de socialização em que uma pessoa faz várias conquistas, obtendo diversas características para o seu desenvolvimento. Nota-se que é um método de compreensão dos procedimentos e até mesmo da cultura, que se concretiza nos princípios tendo uma grande capacidade dos seus valores.
Dias (2006) corrobora, os alunos com deficiência, tem algumas características evidentes de incapacidade física ou intelectual, os métodos educativos tradicionais, não podem satisfazer suas necessidades especiais, neste caso o é necessário o tratamento diferenciado. A Educação Especial necessita de ambiente, humanos e técnicos que possam equilibrar as suas deficiências de acordo com cada pessoa, nestas condições, os alunos conseguem concluir o estudo num lugar de uma maneira produtiva, porém vão conseguindo descobrindo as suas habilidades.
Conforme Simão (2004), no século XVI a educação especial foi restaurada, no período em que os deficientes auditivos tiveram aulas diferenciadas, com o decorrer dos anos, foi sendo introduzidas e orientadas as outras deficiências, com isso, o propósito da educação especial basear-se em oferecer meios e as ferramentas educativas essenciais para os alunos diferentes dos demais. Posto isto, os estudantes têm alguma com alguma deficiência, vão ser cuidadas de modo quando chegarem a vida adulta não terem tanta dificuldade, portanto é importante dar uma educação adequada para se tornarem adultos independentes.
De acordo com Simão (2004), a educação especial é compreendia, de acordo com suas diretrizes, como uma particularidade que envolve as Educação escolar, disponibilizado principalmente no ensino regular, para alunos com necessidades especiais. Tendo em vista que os intuitos da educação especial, são semelhantes a educação em seu âmbito geral, o modo como é feito o atendimento, que é diferenciado, pois cada um tem sua necessidade em especifico.
Dias (2006) acrescenta que, o Atendimento Educacional Especializado é um benefício da Educação Especial nas expectativas da educação inclusiva, é como um desenvolvimento adicional ou modo para dar um complemento aos estudantes com deficiência, tem dificuldade a acessar certos meios ou coisas isso se dá por precisar de ajudas especificas, ser superdotados, e ter dificuldade em interagir no ensino regular por meio das atividades escolares. É de extrema importância que seja realizado uma rotação de turno de sala de aula dos multifuncionais das classes comuns. Não é um apoio escolar as salas que atendem os alunos multifuncionais, entretanto tende de aumentar as capacidades cada um de acordo com sua deficiência, é de extrema necessidade fazer um plano de desenvolvimento individual, pois existem diversos tipos de deficiência, como as pessoas com surdez, deficiência Física, Metal e Visual e cada uma dela com sua necessidade especial, precisando de Orientações Gerais e Educação a Distância.
Vygotski (1997) acrescenta que:
A ninguém ocorre sequer negar a necessidade da pedagogia especial. Não se pode afirmar que não existem conhecimentos especiais para os cegos, para os surdos
...