Educação como aquisição de novos comportamentos, teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon
Tese: Educação como aquisição de novos comportamentos, teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mahnarizinho • 2/10/2014 • Tese • 789 Palavras (4 Páginas) • 440 Visualizações
Educação como Aquisição De novos Comportamentos, Teoria da Gestalt, Freud, Piaget, Vygotsky e Wallon
Teoria de Gestalt
Opondo-se ao behaviorismo surge na Alemanha a Psicologia de Gestalt, tais estudos consideram os fenômenos psicológicos um conjunto autônomo e indivisível na sua configuração e organização, relacionadas à percepção e às leis de organização perceptual.
Os fundadores e difusores da Gestalt estudaram Filosofia e Psicologia na Universidade de Berlim, sendo eles:
• Max Wertheimer (1880-1943) publicou seus estudos experimentais da percepção do movimento, onde ficou marcado com o início da teoria de Gestalt.
• Wolfgang Kohler (1887-1967) realizou vários experimentos com chimpanzés, observando a cognição deles.
• Kurt Koffka. (1886-1940) publicou um grande número de obras importantes para os estudos de filosofia e psicologia.
Essa teoria afirma que não se pode ter conhecimento através do todo das partes, e sim das partes através do todo e é através da percepção da totalidade que o cérebro percebe, decodifica e assimila uma imagem ou um conceito.
Na relação entre professor/aluno, o professor poderá colaborar com explicações e recursos diferenciados, dando oportunidades a percepções diferentes sobre o aluno, facilitando seu aprendizado.
A Visão pedagógica sobre a aprendizagem acontece de forma espontânea como um entendimento de aprendizagem repentina.
As formas de avaliação englobam a fatalidade do comportamento e não apenas respostas isoladas e especificas.
Então para avaliar uma conduta ou aprendizagem do aluno, exige olhar para o todo, e não centrar apenas em respostas elaboradas em determinadas situações e avaliações.
Teoria de Freud
Sigmund Schlomo Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg, Morávia, ele viveu quase toda a sua vida em Viena, na Áustria até ir para a Inglaterra, fugido da Guerra do Nazismo, porque ele era de origem judaica.
Freud foi considerado o pai da psicanálise, e fez o primeiro aparelho psíquico, com as divisões do inconsciente, pré-consciente, e consciente e depois dessa criação, ele criou outro aparelho psíquico: (O id, o ego, e o superego: o id funciona como o inconsciente, o ego e o consciente e o superego funciona como uma censura, ligadas as leis morais).
Ele dividiu o desenvolvimento da mente em fases, o que ele chamou de fases da sexualidade humana que se diferencia pelos órgãos que sentiria prazer e pelos objetos ou seres que dariam prazer.
Essas fases se desenvolvem entre os primeiros meses de vida e aos cincos ou seis anos são ligados ao desenvolvimento do id, que são as seguintes:
Fase oral: quando a criança coloca tudo na boca, fase anal: produção individual fezes da criança.
Fase fálica: que diz que o nosso corpo dá prazer.
Fase do período de
...