Estágio Específico em Terapia Cognitivo Comportamental
Por: Thiago Diego Maciel • 11/5/2024 • Relatório de pesquisa • 4.048 Palavras (17 Páginas) • 66 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INSTITUTO BRASILEIRO DE MEDICINA E REABILITAÇÃO
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) DO CURSO DE PSICOLOGIA
THIAGO DIEGO DOS REIS MACIEL
RIO DE JANEIRO 2023
RELATÓRIO FINAL DO
ESTÁGIO ESPECÍFICO SUPERVISIONADO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC)
THIAGO DIEGO DOS REIS MACIEL
RA: 1261912951 – Matrícula: 2019107346 - 10º Período
Data da entrega: Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2023. |
Supervisora Acadêmica: Maristela Cândida da Silva de Freitas
CRP 05/49323
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, do Centro Universitário IBMR, como parte dos requisitos necessários à obtenção da nota, por meio de avaliação, na disciplina de Estágio Específico em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) através de Relatório de Final de semestre, orientado pela docente Maristela Cândida.
RIO DE JANEIRO 2023
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO GERAL 04
- ANÁLISE CRÍTICA TEÓRICO-PRÁTICA DO PROCESSO DE ACOLHIMENTO EM TEORIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) 06
- PROBLEMATIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 09
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
APRESENTAÇÃO GERAL
O presente trabalho tem por objetivo a apresentação do relatório final da matéria de Estágio Específico em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), parte integrante da Graduação em Psicologia do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), no segundo semestre de 2023, matéria no qual tivemos como supervisora Maristela Cândida da Silva de Freitas. O estágio teve duração de um semestre e aconteceu parte no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da clínica Escola do IBMR na Rua Correia Dutra, 133, no Catete, visando os atendimentos individuais presenciais e parte na unidade Botafogo do IBMR, na Praia de Botafogo, 158, em Botafogo, com foco nas supervisões técnicas e estudo teórico. O estágio é direcionado aos alunos do 9º e 10º período de Psicologia, as supervisões aconteciam todas as quintas-feiras às 09h45, de agosto a dezembro, tendo uma duração total de 2 horas e 30 minutos.
O cronograma dos atendimentos tiveram reinício em setembro e durou até a primeira semana de dezembro com encontros semanais, toda quinta-feira, com uma hora de duração, de 19h às 20h. A paciente sempre chegou com antecedência ao horário, facilitando desta forma o atendimento e dando possibilidade do avanço do trabalho. Em cada sessão havia uma proposta para ser trabalhada e desenvolvida, mas somos atravessados por acontecimentos que por vezes nos obriga a mudar de planos ou apenas estar presente com a escuta ativa acolhendo a demanda suscitada.
Neste semestre a escolha deste estágio foi pela manutenção do serviço que havia começado no semestre anterior, e com isso a descoberta e dos desdobramentos do caso de como é estar nessa posição de suposto saber, de pessoa a quem outros recorrem para um auxilio e/ou escuta, passado o nervosismo e apreensão do início do primeiro atendimento, o começo da jornada clinica profissional, neste semestre os interesses e dificuldades se misturavam e convergiam, pois anteriormente estávamos conhecendo os pacientes, tendo um primeiro contato, preenchendo anamnese, tentando formar um vínculo. Com o vínculo o qual foi formado, neste segundo momento precisaremos de mais ferramentas, maiores conhecimentos específicos dos casos, de como proceder, do que fazer, tudo em comum acordo, quais procedimentos podemos utilizar que melhor vai auxiliar a pessoa, conhecer mais pontos específicos da TCC, da prática, de todo o aprendizado, indo além da teoria geral e aprofundando em particularidades do ser humano, com leituras mais assertivas, além disto já era esperado um comportamento de nossa parte mais desenvolto e profissional, utilizando sempre do questionamento socrático, do modelo cognitivo e de uma agenda e estrutura, tendo sempre por base o acordo coletivo, de segurança e sigilo.
Com a continuidade do serviço e do estágio, o interesse na TCC e neste estágio em específico só ampliou após ter tido a experiência clínica e por ter uma base em evidências cientificamente comprovadas e pude constatar isso durante as sessões.
E com o auxílio das aulas de supervisão no prédio da instituição em Botafogo, que conta com salas amplas, com ar-condicionado, cadeiras, quadro, computador para auxílio do supervisor e para apresentação dos casos e um projetor para passar o conteúdo do computador. Nestas aulas temos o direcionamento de como proceder com o atendimento, acompanhamento e questões que surjam nos casos. Enquanto no SPA, local no qual realizamos as sessões, conta com todo um suporte e estrutura para que possamos proceder com o atendimento clínico. Estrutura no qual conta com salas propícias para se fazer o acompanhamento, equipadas com ar-condicionado, cadeiras/sofás, mesa, lenços de papel, num ambiente privado, desta forma, podendo criar o laço com cliente a partir do sigilo e da liberdade ao atendido de expor o que lhe afligir de uma forma particular e com maior zelo, caso assim queira. Conta ainda com uma psicóloga supervisora no local para eventuais necessidades e/ou dúvidas. O SPA funciona de segunda a sexta, exceto feriados e recessos, das 08h às 21h, sendo a última sessão iniciada às 20h. Já a unidade de Botafogo funciona de segunda a sábado de acordo com as demandas de aulas.
As supervisões têm duração de aproximadamente 4 horas, e são utilizadas para repassar o caso a supervisora, rever conceitos, tirar dúvidas e falar dos enfrentamentos e afetamentos vividos na prática clínica. Enquanto a sessão da prática clínica tem duração de 50 minutos, devendo o estudante estagiário chegar com antecedência para verificar a sala e organizar tudo que for necessário para o atendimento, guardar suas coisas e arrumar a sala da forma que preferir mantendo um padrão clínico.
Os atendimentos são feitos seguindo os requisitos de segurança contra Covid-19, durante o atendimento deve se manter o uso da máscara por todo o tempo.
...