Ginastica Laboral
Por: Karinaleandro • 15/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.720 Palavras (15 Páginas) • 400 Visualizações
GINÁSTICA LABORAL
ESTUDOS DE CASOS DE GINÁSTICA LABORAL ANTES E DEPOIS
OSASCO
2015
SUMÁRIO
Introdução
Ginástica Laboral
Tipos de Ginástica Laboral
Ginástica Laboral Preparatória:
Ginástica Laboral Compensatória:
Ginástica Laboral de Relaxamento:
Ginástica laboral corretiva:
Os Dois Métodos mais utilizados em Ginástica Laboral:
Empresas que utilizam o programa da Ginástica Laboral no Brasil.
Outras empresas no Brasil, que possuem um programa de ginástica laboral solido são:
Estudo de Caso – Empresa Antilhas Embalagens Editora e Gráfica S/A
Intuito do Programa Ginástica Laboral
O Programa
Empresa antes e depois
Avaliação Gerencial sobre o programa
Depoimento sobre a Ginástica Laboral
Conclusão
Bibliografia
Anexos
Anexo A – Questionário Inicial
Introdução
Neste Trabalho, apresentaremos estudos de casos de Ginástica Laboral, que vem sendo a modalidade do mercado de Trabalho, onde visa melhoria e resultado das empresas, através da criação de propostas diferenciadas para a qualidade de vida, motivação e produtividade de um funcionário ativo.
Com a Ginástica as empresas tiveram uma redução de despesas de afastamentos, quedas de produtividades, sendo assim as empresas passaram a ter mais lucros e os funcionários passaram a ter mais qualidade de vida dentro da empresa.
Ginástica Laboral
Os primeiros registros são de 1925, neste ano, na Polônia, operários se exercitavam tendo uma pausa adaptada a cada ocupação particular. Alguns anos depois ela foi introduzida na Holanda e na Rússia e já no inicio da década 60, começou a ser praticada na Alemanha, Suécia, Bélgica e Japão.
No Brasil, as primeiras práticas entre funcionários foram registrada em 1901, mais a Ginástica Laboral só teve sua proposta inicial publicada em 1973.
A ginástica laboral é uma ferramenta bastante eficaz na prevenção de doenças ocupacionais como a LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT(Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Esse programa consiste em pausas com exercícios programados previamente, levando em consideração a necessidade de cada setor. Os exercícios são aplicados no próprio ambiente de trabalho e durante o expediente.
Ela é conhecida também como ginástica de pausa, do trabalho, de atividade física na empresa e compensatória.
As empresas então adotando essa modalidade, pois têm inúmeros benefícios, tais como:
- Colaboradores não faltam tantas vezes pro motivos de doenças;
- Desenvolvimento de trabalho em equipe;
- Mais produtividade;
- Menos estresse;
- Reeducar a postura corporal;
- Reanimar os funcionários e
- Prevenir a LER/DORT.
Tipos de Ginástica Laboral |
Existe algumas classificações sobre os tipos de Ginástica Laboral. Segundo os autores Maciel, Albuquerque, Melzer, Leônidas, ela pode ser classificada em 4 tipos: preparatória, compensatória, de relaxamento e corretiva: Ginástica Laboral Preparatória:
Ela também aumenta a circulação sanguínea melhorando a oxigenação dos músculos. Apesar de ser indicada para todos os setores, ela é mais importante nos setores onde existe emprego de força ou esforço físico intenso. Deve-se fazer um aquecimento independente da função ou local de trabalho todos os dias, pois o corpo ainda não está totalmente ativado, após um período de repouso. Ginástica Laboral Compensatória: Realizada durante a jornada de trabalho, com duração aproximada de 10 minutos, em forma de pausa ativa, que visa compensar o corpo da fadiga física e mental, e prevenir as enfermidades crônicas. Promove também, a eliminação do excesso de toxinas musculares, compensando as posturas inadequadas e melhorando a atenção. Indicada para os setores onde há muita repetição ou necessidade de atenção centrada por período extenso. Com a ginástica de pausa, é possível, além de aplicar os exercícios compensatórios, incentivar a correção postural, a conscientização, as automassagens e massagens. Ginástica Laboral de Relaxamento: Realizada após o expediente de trabalho, com sessões de alongamento, e tendo por objetivo reduzir a tensão muscular criada pelas atividades realizadas no trabalho, para que estes músculos não desenvolvam aos poucos, micro lesões que irão acarretar em lesões maiores com o passar dos dias. |
Ginástica laboral corretiva:
...