Influência da família na decisão profissional: Opinião de adolescentes
Por: 4446655 • 2/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.373 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRAS I
Alunos:
Fernanda Fernandes
Joice Bernardoni
Liliane Lopes
Jéssica Candido
Michele Martins
Adriane Gimenes
Simone Albuquerque
Vagner Santos
Yasmin Feliciano
2018
Tema: Amigos e Grupos
Relação entre o tema (amigos/grupos) e a dinâmica.
Segundo Gage (2009), “a escolha da profissão é uma das decisões mais sérias da vida de uma pessoa, pois ela determina, de certo modo, o destino do indivíduo, bem como seu estilo de vida, a educação e até o tipo de pessoas com quem irá conviver no trabalho e na sociedade.” De acordo com o autor muitos adolescente passa a ficar acanhado, pois sua família passa a cobrar muito do que o seu filho tem que ser, é tradição familiar, e não olhar para o que seu filho quer ser.
Entretanto quando o adolescente não se torna algo tão positivo para a família, os colegas passa a ter uma influência social maior. Segundo o autor, “na adolescência, aspectos como lealdade, auto -revelação, confiança, honestidade, comprometimento e respeito são mais valorizados nas interações entre amigos”. (Bukowski et al., 1996).
A influência social está relacionada ao fato de opiniões e atitudes de uma pessoa poderem afetar as opiniões e atitudes de outra pessoa (Bless, 2001; Martin & Hewstone, 2003; Rashotte, 2007). De acordo com o autor, a amizade passa a ter um papel auto- percepção e auto- elaboração entre os amigos, ou seja, os amigos passa a opinar na escolha de seus colegas, passam a trocar informações sobre cursos e profissões, que acreditam serem mais apropriado para seu amigo.
A dinâmica Bexiga com palito, tem uma relação muito importante sobre a influência dos amigos/grupos, pois passa a mostrar o quanto a fácil as pessoas ser influenciadas pelos outros, pois quando o líder mostra a posição da bexiga em uma mão e a outra o palito e faz um único movimento e fala, sem que ele estoure, mas tem que proteger a bexiga, a partir desse movimento que o líder fez, as pessoas já passou a ser influenciadas, pois automaticamente passaram a entender que tinham que estourar a bexiga do outro. Entretanto é assim que muitos adolescentes passam a ser influenciados pelos amigos através das conversas das opiniões de outros colegas.
Estudos recentes mostram que os adolescentes sofrem grande influência dos pais e colegas no momento da escolha profissional. Os jovens são influenciados, principalmente, pelos pais isso é, quando há uma relação “positiva” entre eles e quando não, são fortemente motivados pelos amigos.
O jovem contemporâneo vive um momento em que recebe excessivamente novas informações a cada segundo, inovações tecnológicas crescentes, tecnologias de comunicações e muitas transformações nos cenários políticos, econômicos e sociais. Com base nisso, percebemos uma grande complexidade na constituição de identidade do adolescente. Sendo assim:
O adolescente em permanente reconstrução interna deve acompanhar essas mudanças e precisa se posicionar diante delas. Entretanto, observamos que os mesmos vêm sendo "bombardeados" por informações que nem sempre contribuem para a constituição de uma identidade genuína (Lemos, 2001: 29).
Baseado nisso, podemos concluir que os pares que convivem diariamente ou em contato constante com o jovem tem bastante influência sobre ele. O adolescente pertencente a um determinado grupo, sente-se pertencente e seguro.
Motivo da escolha da dinâmica
A dinâmica nos possibilita refletir sobre a nossa conduta diante dos nossos próprios sonhos e os sonhos do próximo. O que está em jogo? Vale a pena qualquer coisa para conseguirmos nossos objetivos?
Sabemos da dificuldade que é, muitas vezes ter que 'sustentar' nossos próprios sonhos e quando não temos o apoio das pessoas próximas é bem mais difícil. E se essas pessoas se habilitam a destruir nossos sonhos, mantê-los seguros é praticamente impossível.
Imagina como seria se cada pessoa ao invés de destruírem o sonho do outro se ajudassem mutuamente, e juntos, lutassem pelos seus sonhos?
Se cada um fazer a sua parte, e respeitar o outro, nenhum sonho será destruído!
Dinâmica: influências e a não indução ao erro (bexiga e palito)
Contextualização
O comportamento de adolescentes nem sempre é constante e racional, por isso não segue padrões rígidos já pré-estabelecidos. Adolescentes podem influenciar de maneira substancial a confiabilidade de um sistema e as perdas decorrentes ocasionadas por falhas. Cometer erros é um desvio anormal em relação a uma norma ou padrão já estabelecido.
O processo de percepção e aceitação do risco e de tomada de decisões, caracterizam-se como os principais catalisadores do erro humano. Falhas podem romper vínculos, convivências, destruir famílias e desfazer amizades. Precisamos entender que errar é possível, porém sempre se deve pensar nas consequências que irá abranger o outro, é importante para manter-se em sociedade. A escola é um espaço privilegiado para a construção do conhecimento com o outro, inclusive problematizando situações que acarretem ao desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na prática, na convivência.
As causas que influenciam e na maior parte dos casos induzem aos erros são: falta de atenção, ausência de informação, falha de motivação, falta de orientação e comunicação familiar, condições inadequadas, omissão de aptidão física e mental, preconceitos, influencias de amigos e grupos na qual estão inseridos ou até mesmo a falta de capacidade de lidar com determinadas situações. Para tentar contornar futuros erros e aprender a lidar com as escolhas, esta dinâmica irá mostrar como é fácil ser induzido ao erro sem precisar ser ensinado a praticá-lo passo a passo. No dia-a-dia seremos posicionados em inúmeras situações, que poderão nos colocar no caminho de um futuro erro. Muitas vezes é mais prático efetuar o erro do que retornar e proporcionar o certo, então ter estes aspectos em mente é importante para a formação pessoal deste adolescente.
...