Inimputabilidade
Resenha: Inimputabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonevieira • 13/4/2013 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 380 Visualizações
Inimputabilidade
Insanidade Mental traz com ela a inimputabilidade, que vem a ser uma maneira que os criminosos veem para se livrar da culpabilidade penal e civil, posi o insano recebe apenas medida de segurança.
Ausência no agente de condições de autodeterminação ou entendimento do caráter delituoso do fato no momento de executá-lo. O Direito Penal brasileiro exige os seguintes requisitos causais: doença mental, ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, e embriaguez completa proveniente de caso fortuito ou força maior; cronológico, os efeitos do requisito causal devem se manifestar no momento da ação ou da omissão; consequencial, os efeitos do requisito causal, cronologicamente considerados, devem suprimir a capacidade de autodeterminação ou o entendimento do caráter criminoso do fato.
Três critérios buscam definir a inimputabilidade
1. Critério biológico (presença de causa mental deficiente)
2. Critério psicológico (no momento do crime encontra-se privado de entender o caráter ilícito do fato ou determinar-se de acordo com esse entendimento)
3. Critério biopsicológico ou misto: junção dos dois critérios.
O criminoso às vezes simula uma insanidade mental, para que não seja culpável do crime que praticou assim sendo considerável um inimputável, e acabar se dirigindo apenas as casas de recuperação.
Para que haja justiça e sejam utilizadas as leis que protegem a sociedade de casos assim, é necessário um perito, para que investigue, tanto no caso da simulação, quanto no da dissimulação, para que se verifique através do comportamento do individuo, se realmente ele é um insano ou apenas esta fingindo.
...