Instituiçoes de acolhimento
Por: pignanelli • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 301 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
O papel do psicólogo nas instituições de acolhimento de crianças e adolescentes sob custodia judicial e em situação de vulnerabilidade social.
Resumo
Diante das circunstancias que a criança e do adolescente em situação de acolhimento judicial apresentam, baseado na construção de sua subjetividade, através de suas relações sociais, desenvolvemos este trabalho, que traz uma reflexão sobre o papel do psicólogo, nas instituições de acolhimento que formam a rede de atendimento aos jovens abrigados.
Introdução
Este trabalho traz uma reflexão sobre a função do psicólogo em organizações que acolhem adolescentes e crianças que se encontram nas classes mais pobres da sociedade ou que estão sob custodia judicial.
Este acolhimento começou através de instituições organizadas pelas igrejas e com o passar do tempo, foi ampliado até o Estado assumir a responsabilidade juntamente com a sociedade civil e a comunidade.
Neste trabalho será necessário a atuação de uma equipe multidisciplinar, para um trabalho com um olhar globalizado e o psicólogo ocupa um papel muito importante.
O acolhimento institucional e suas implicações sociais.
Considerando que as crianças e os adolescentes ao chegarem nas instituições de acolhimento, trazem um histórico de maus tratos, abandono, desnutrição, entre outros, é muito importante que a instituição tenha uma equipe multidisciplinar, formada por diversos profissionais, um serviço de proteção integral que inclua:
Moradia, alimentação, higiene, educação e lazer.
A partir daí um trabalho em prol do desenvolvimento da criança e do adolescente será construído.
O estatuto da criança e do adolescente traz algumas normas e princípios, para orientar o trabalho nos abrigos, e alguns órgãos ajudam a fiscalizar para que as normas sejam cumpridas.
O psicólogo que atua nas instituições de acolhimento, fará um trabalho voltado para a criança, o adolescente, seus familiares, de toda a equipe técnica e de apoio, buscando compreender a subjetividade de cada um e também do histórico social representado.
...