Inteligencia Emocional
Exames: Inteligencia Emocional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dumello • 8/12/2014 • 828 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
Antes o sucesso das pessoas era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas (QI). Mas o psicólogo Daniel Goleman, com seu livro "Inteligência Emocional" traz o conceito da inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.
Parece obvio, mas foi preciso que estudos nos alertassem sobre a importância das emoções em tudo o que fazemos e quais objetivos atingimos.
A maioria da situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
O co-eficiente intelectual (QI) contribui com apenas 20% do nosso êxito na vida – os 80% restantes são o resultado da inteligência emocional.
O que é Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, direcionando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a conseguir seus objetivos.
É a capacidade de administrar nossas emoções de forma que facilite atingir nossos objetivos.
Quando as pessoas perdem oportunidades no trabalho porque ficam com vergonha de falar com o chefe, deixam de viajar porque têm medo de avião, ou fazem loucuras por causa de ciúmes. Não usaram a inteligência a emocional.
Inteligência Emocional é mapeada em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
Essas três referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal.
Inteligência Intra-Pessoal: é a habilidade voltada para si mesmo. É a capacidade de formar um modelo verdadeiro e preciso de si mesmo e usá-lo de forma efetiva e construtiva.
Importância das Emoções
Sobrevivência: Nossas emoções possuem o potencial de nos servir como um sistema interno de orientação. Nossas emoções nos alertam quando as necessidades humanas naturais não são encontradas. Por exemplo, quando nos sentimos sós, nossa necessidade é encontrar outras pessoas.Quando nos sentimos receosos, nossa necessidade é por segurança. Quando nos sentimos rejeitados, nossa necessidade é por aceitação.
Tomadas de Decisão:Nossas emoções nos ajudam a tomar decisões. Os estudos mostram que quando as conexões emocionais de uma pessoa estão danificadas no cérebro, ela não pode tomar nem mesmo as decisões simples.
Ajuste de limites: Quando nos sentimos incomodados com o comportamento de uma pessoa, nossas emoções nos alertam. Se nós aprendermos a confiar em nossas emoções e sensações isto nos ajudará a ajustar nossos limites que são necessários para proteger nossa saúde física e mental.
Comunicação: Nossas emoções ajudam-nos a comunicar com os outros. Nossas expressões faciais podem demonstrar uma grande quantidade de emoções. Também é necessário que nós sejamos eficazes para escutar e entender os problemas dos outros.
União:
...