Introdução de psicologia experimental
Por: llariaires • 29/9/2018 • Relatório de pesquisa • 974 Palavras (4 Páginas) • 267 Visualizações
Introdução
O condicionamento clássico é a forma de aprendizagem resultante quando ocorrem confiavelmente dois estímulos em uma sequência de modo que o primeiro preveja a ocorrência do segundo. O estímulo que acontece primeiro na sequência temporal é denominado estímulo condicionado (CS) e o estímulo que ocorre em segundo lugar é denominado estímulo incondicionado (US). O US possui, inicialmente, a capacidade para eliciar uma resposta óbvia e fácil de medir denominada resposta incondicionada (UR). A resposta inicial ao CS é denominada resposta de orientação (OR), porém a OR muitas vezes é muito fraca a ponto de os psicólogos tratarem a CS como se fosse um estímulo neutro que inicialmente não elicia qualquer resposta.
O procedimento de aquisição do condicionamento clássico consiste em apresentações repetidas do CS um pouco antes do US. Como consequência desses pareamentos repetidos e sequenciais de estímulos, o CS adquire gradualmente a capacidade de eliciar uma nova resposta aprendida, denominada resposta condicionada (CR). Usualmente, a CR se parece com a UR.
O Sniffy Pro simula uma forma de condicionamento clássico denominada resposta emocional condicionada (CER) ou supressão condicionada. O procedimento de condicionamento consiste em apresentar o estímulo que está sendo usado como CS por um período de tempo antes de apresentar muito brevemente o US. Usualmente, o CS e o US terminam simultaneamente. Em experimentos distintos, o período de tempo durante cada tentativa quando somente o CS é apresentado isoladamente varia normalmente entre 30 e 120 segundos. A duração do US é geralmente de 1 segundo. Como consequência da combinação do CS com o US, o CS adquire gradualmente a capacidade para interromper a cadeia de comportamentos do rato e induzir a imobilidade.
A CER é uma forma muito conveniente de condicionamento clássico a ser estudada, pois proporciona uma preparação experimental para estudar a aquisição de uma resposta muito importante e interessante: o medo. E também, em razão de todo o processo de apresentação de estímulos e de coleta de dados poder ser automatizado.
O Sniffy Pro te capacita, correspondentemente, a medir a imobilização relacionada a medo de dois modos.
Para medir o comportamento de imobilização nos experimentos em que o Sniffy não foi treinado para pressionar a barra, empregamos uma medida denominada índice de movimento. Essa medida é a proporção de tempo durante cada apresentação do CS em que o Sniffy está manifestando imobilidade e outros comportamentos relacionados ao medo. O outro modo de medir as respostas condicionadas de medo de Sniffy exige que ele seja treinado inicialmente para pressionar a barra em sua câmara operante para obter reforço alimentar. A segunda medida, denomina índice de supressão, é a medida de resposta mais comumente usada por pesquisadores que estudam a CER com ratos vivos.
Para obter uma medida quantitativa da supressão da pressão à barra em resposta ao CS, o índice de supressão é expresso como a razão entre as pressões à barra durante o CS e a soma das pressões à barra durante o CS com as pressões à barra Pré-CS. Sob forma de equação, o índice de supressão é definido como:
Índice de Pressões na barra durante o CS
Supressão ———————————————————————————————
Pressões na barra durante o CS + Pressões na barra Pré-CS
...