Introdução do Trabalho no CAPS
Por: joão coetti • 4/2/2019 • Trabalho acadêmico • 498 Palavras (2 Páginas) • 476 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse relatório se trata de uma observação feita no CAPS II em Poços de Caldas, eu como estudante de psicologia tive como finalidade de cumprir o estágio de observação e aumentar o meu conhecimento das praticas do psicólogo nesses serviços. Durante os meses de estágio estive montando um relato a cada semana sobre oque acontece no CAPS, sobre os usuários, como funcionam os serviços prestados, como os funcionários lidam com suas tarefas e como é a relação entre funcionários e usuários.
De maneira geral eu pude ver a rotina dos usuários, eles frequentam o CAPS de acordo com suas necessidades, cada usuário tem suas particularidades e suas necessidades, mais na maioria das vezes pude perceber todos sempre participativos das atividades. A maioria dos usuários precisam do transporte público para chegar ao CAPS e isso acaba prejudicando as tarefas do dia porque eles tem que ir embora mais cedo e interromper suas atividades, já que o transporte tem hora marcada.
Quando os usuários chegam na instituição assinam a lista de presença, e esperam até que sirvam o café da manhã, depois eles ficam o dia todo fazendo alguma atividade com o grupo ou individual.
Nesse relato fala sobre essas atividades que os usuários fazem, fala do acompanhamento por parte do psicólogo e suas funções. O psicólogo é um membro indispensável da equipe do CAPS, pois sempre que necessário faz os atendimentos individuais e escuta de acordo com a demanda dos usuários.
CONCLUSÃO
Durante esses meses de observação atingi meu objetivo somando conhecimento no CAPS, bem como passei a ter uma noção diferente dos serviços que são prestados lá. Pude concluir que o CAPS está funcionando bem, mais tem potencial muito maior para crescer, e falta muito a atenção do governo pra isso.
Há uma necessidade de preparo para os funcionários quando se iniciam lá, tem também a demanda de local próprio e adequado para os serviços e uma forma que o transporte público pudesse não atrapalhar os horários de atividade no CAPS.
Ao longo desses relatos pode se perceber que com as ferramentas que os funcionários tem, eles fazem muito a diferença na vida desses usuários, eles fazem caminhadas e sempre fazem alguma atividade enquanto descansam, os usuários falam sobre passeios, festas, jogos, e pude ver que foi criado um vínculo entre funcionário e usuário.
Durante quase todo o tempo os usuários estão ocupados fazendo alguma coisa, segundo um dos psicólogos do CAPS é importante que os usuários estejam sempre ocupados.
O trabalho do psicólogo no CAPS pode ser muito amplo, eu pude observar a atuação do psicólogo fazendo atendimentos individuais, trabalhos em grupo fechado, eu vi atividades terapêuticas em grupo aberto, tem uma papelada de prontuários que é serviço do psicólogo preencher.
Enfim foi uma observação muito rica, alguns momentos que os usuários falaram sobre seus transtornos e como seus sintomas diminuíram, e nesse momento frente a tudo que observei, percebi o quão importante foi dar essa liberdade aos usuários, de forma que eles possam se desenvolver e se relacionar na sociedade, porque trancar não é tratar.
...