Mecanismos de Defesa
Por: Katerine Rieli • 11/10/2018 • Resenha • 754 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
Negação
Consiste na recusa do sujeito em aceitar a existência de uma situação penosa demais para ser tolerada, sendo assim o individuo da como inexistente um pensamento ou sentimento que causaria grande angustia. É uma forma de repressão onde os pensamentos estressantes são proibidos da memoria, se não penso sobre isso não então eu não sofro o estresse associado por tr que lidar com isso. Quando você usa a negação, você simplesmente se recusa a aceitar a verdade ou a realidade de um fato ou experiência.
Exemplos:
1- Diante do término de um namoro, o sujeito pode dizer “Está tudo bem. Eu nunca gostei dele (a) mesmo. Estou ótimo (a)!”
2 - Álcoolatras vigorasamente negam que tenham problema com álcool.
3- "Não sou viciado, apenas fumo socialmente."
Repressão
Afastar i= uma determinada coisa do consciente, mantendo a distancia, ou seja manter longe da consciência alguma ideia penosa. Esquecer algo ruim.
Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser totalmente esquecida e se tornar não evocável.
A repressão, como a negação, pode ser temporariamente benéfica, especialmente se você se esqueceu de algo ruim que aconteceu, mas como acontece com a negação, se não vir a enfrentar-la a experiência ela pode voltar para assombrá-lo.
Exemplos:
1- Uma criança que é abusada por um dos pais, mais tarde não tem lembrança dos acontecimentos, mas tem problemas para formar relacionamentos.
2- Um homem que tem clastofia, mas não se recorda do evento traumatico.
3- Pessoa que sofreu acidente de carro na infancia, quando adulto tem medo de dirigir.
Anulação
Mecanismo no qual invalida uma ação ou um desejo anteriormente valido. Frequentemente usado por que tem transtornos obsessivos. Pensamento relacionado com a realidade. Busca cancelar ou desfazer uma ação/sentimento indesejado de forma "simbólica" através de outra;
Exemplo:
1- Bater na madeira quando se tem um desejo inaceitável
2- Desejar a morte dos pais e fazer o sinal da cruz em seguida.
3- Trair a pessoa amada e depois compensar com presentes/pedir desculpa.
Introjeção
Quando a pessoa traz para si os sentimentos e traços de outra coisa ou pessoa.Tomar para a propria personalidade caracteristcas de outras pessoas.
Exemplos:
1- Quando está diante de uma pessoa importante e ela própria se atribui importância e brilhantismo pessoal se m o ser (comum nos puxa-sacos).
2- Um religioso que basta estar num templo para se sentir instantaneamente um ser especial.
3- Ter um dispositivo eletronico do momento e se sentir superior por isso.
Formação Reativa
É um mecanismo caracterizado pela aderência a um pensamento contrário àquele que foi, de alguma forma, recalcado As formações reativas têm a peculiaridade de se tornar uma alteração na estrutura da personalidade, colocando o indivíduo em alerta, como se o perigo estivesse sempre presente e prestes a destruí-lo.
Exemplos:
1- Uma pessoa com comportamentos homofóbicos, que na verdade, sente-se atraído por pessoas do mesmo sexo.
2- Falar mal do presente que recebeu, no entanto usa/utiliza no mesmo momento.
3- Superproteção em relação ao companheiro, quando na verdade não confia nele sozinho.
Isolamento
É o mecanismo em que um pensamento ou comportamento é isolado dos demais, de forma que fica desconectado de outros pensamentos. É um modo de separar as partes da situação que gera a ansiedade, do resto da psique. É o ato de dividir a situação de modo a restar pouca ou nenhuma reação emocional ligada ao acontecimento. É uma defesa bastante comum em casos de neurose obsessiva.
...