TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA

Por:   •  26/3/2018  •  Ensaio  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA

Este ensaio tem como objetivo a analise do Livro o Amor nos tempos de cólera, escrito em 1985 por Gabriel Garcia Márquez.

O romance se inicia contando a vida do Doutor Juvenal Urbino e seu amor por Fermina Daza diferente de outros o romance o casal protagonista é um casal de idosos, onde Fermina Daza de 62 anos cuida de seu esposo que está sentindo os sintomas da velhice. E com a morte de seu esposo inicia uma paixão com um amor antigo Florentino Ariza.

“ De modo que mandaram fazer sob medida um grande tanque de pau-santo maciço, onde Fermina Daza dava banho no esposo com o mesmo ritual usado no banho dos filhos recém nascidos...Depois de banha-lo Fermina Daza o ajudava a se vestir, lhe passava pós de talco entre as pernas, untava com mantega de cacau as assaduras, punha-lhe as cuecas com tanto amor como se fossem fraldas, e continuava a vesti-lo peça a peça de roupa, das meias ao nó da gravata e o alfinete de topázio. O despertar conjugal se apaziguo, porque ele voltou a assumir a infância que os filhos lhe havia tirado” ( MARQUEZ;Gabriel, 1985, p. 44)

“Por pura experiência, sem fundamento científico, o doutor Juvenal Urbino sabia que a maioria das doenças mortais tinha um cheiro próprio, e nenhum tão especifico quanto o da velhice. Ele o sentia nos cadáveres abertos em canal na mesa de dissecção, reconhecia-o mesmo nos pacientes que melhor disfarçava a idade, e no suor da sua própria roupa e na respiração inerme de sua mulher adormecida. Não fosse ele o que era em essência, um cristão à moda antiga, talvez tivesse ficado de acordo com  Jeremiah de Saint- Amour em que a velhice era um estado indecente que devia ser detido a tempo. O único consolo, mesmo para quem, como ele, tinha sido um homem bom de cama, era a extinção lenta e piedosa no apetite venéreo: a paz sexual”  ( MARQUEZ;Gabriel, 1985, p. 56,57)

A partir deste trecho, podemos fazer duas análises psicanalíticas: Melancolia e Sexualidade.

Como se pode observar nos trechos acima doutor Juvenal Urbino por experiência reconhecia que os sintomas da velhice estavam se agravando e previa sua morte logo, como todos que ele já tinha tratado isso descreve a melancolia na teoria psicanalítica onde não há necessariamente uma morte e sim uma perda inconsciente do objeto de amor, levando o ego a um estado de pobreza da libido... Dessa forma uma perda objetal se transformou na perda do ego... (Freud, 1920. P. 255). Após a morte de Jeremiah de Saint- Amour foi o deixando mais pensativo e desanimado com os sintomas da velhice assim tendo a pobreza do libido dos desejos sexuais o que antes era tão forte aos poucos vai sumindo.

Segundo Freud, o envelhecimento seria um período de resistência e de posterior capitulação aos limites que sem impõe à satisfação da libido objetal. O envelhecimento provocaria um abandono progressivo do investimento no objeto. Consequentemente ocorreria uma regressão ao narcisismo primária que levaria a libido ás fases pré-genitais (fase anal, principalmente e o retorno no investimento no eu.

No primeiro trecho se descreve claramente como o doutor Juvenal Urbino ficou dependente de sua esposa Fermina Daza como uma criança necessita de uma mãe para lhe dar banho, vesti-la.  As pessoas ao decorrer da vida vão progredindo e quando chega a certa idade começam a regredir e precisar dos mesmos cuidados de que precisavam quando crianças.

Ao decorrer do livro doutor Juvenal Urbino falece o que se inicia a fase do luto para Fermina Daza, luto é quando uma pessoa perde o ele com um objeto que no caso seria o doutor Urbino.

E Fermina Daza reencontra Florentino Ariza como descrito no trecho abaixo:

“- Fermina – disse – esperei esta ocasião durante mais de meio século, para lhe repetir uma vez mais o juramento de minha fidelidade eterna e meu amor para sempre.’’

Nesse trecho podemos observar o obsessivo que seria o Florentino Ariza que amou Fermina durante 50 anos, obsessivo seria uma pessoa que elege um objeto inacessível para amar ( Fermina pois era casa com Dr Urbino), e vive uma eterna impossibilidade no campo amoroso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (745.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com