O EMPREENDEDORISMO COMO CONTRIBUIÇÃO AO PSICOLOGO EM MEIO Á CRISE
Por: joselenelima • 4/4/2017 • Monografia • 8.023 Palavras (33 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DOS GUARARAPES
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DO TRABALHO
JOSELENE BEZERRA LIMA
KAMILLA KAREM MARINHO DOS SANTOS
O EMPREENDEDORISMO COMO CONTRIBUIÇÃO AO PSICOLOGO EM MEIO Á CRISE
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2016
JOSELENE BEZERRA LIMA
KAMILLA KAREM MARINHO DOS SANTOS
O EMPREENDEDORISMO COMO CONTRIBUIÇÃO AO PSICOLOGO EM MEIO Á CRISE
[pic 2]
Orientador: Prof. Dr. ________________
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2016
JOSELENE BEZERRA LIMA
KAMILLA KAREN MARINHO DOS SANTOS
O EMPREENDEDORISMO COMO CONTRIBUIÇÃO AO PSICOLOGO EM MEIO Á CRISE
Artigo apresentado à Faculdade dos Guararapes – FG, como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Psicologia Organizacional
Aprovado em ___/____/____
BANCA EXAMINADORA
___________________________________________
Prof. Esp. Eliabe Serafim
Orientador
____________________________________________
Prof. MSc. Thiago André Ramos dos Santos
Coordenador da Escola de Saúde e Educação da Pós-Graduação
____________________________________________
Profª. Msc. Maria Isabel Braga Viana
Diretora Geral de Pós-Graduação
JABOATÃO DOS GUARARAPES
2016
RESUMO
No presente artigo, a proposta é pesquisar o empreendedorismo como contribuição ao psicólogo em meio à crise. O conceito de empreendedorismo no cenário mundial, demonstra alguns desdobramentos dessa atividade no apoio às empresas para solução de problemas organizacionais e promoção de melhorias na vida da população. Através de um breve histórico a profissão do psicólogo em diversas áreas de atuação tem como objetivo um conhecimento abrangente sobre o homem, suas emoções, sentimentos e seu comportamento. Mesmo com atual crise econômica no Brasil esse profissional vem sendo disputado no mercado de trabalho, se inovando e utilizando-se de novas técnicas de conhecimentos através de subsistemas de RH, como também individualmente. Tendo em vista todas as diversidades trazidas com a atual situação esse trabalhador é o sujeito que se depara com uma nova oportunidade de negócio com foco em mudar visando um crescimento pessoal e profissional. Por meio desta pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, este estudo constatou que o empreendedorismo vem construindo uma melhor performance do profissional em diversas áreas de atuação.
Palavras-chaves: Empreendedorismo, Psicólogo, Crise
ABSTRACT
In the present article, the proposal is to research entrepreneurship as a contribution to the psychologist in the midst of the crisis, the concept of entrepreneurship in the world scenario and in Brazil, demonstrates some unfolding of this activity in the support to companies to solve organizational problems and promote improvements in life of the population. Through a brief history, the psychologist's profession in several areas of work has as objective a comprehensive knowledge about the man, his emotions, feelings and his behavior. Even with the current economic crisis in Brazil this professional has been disputed in the labor market, if Innovating and using new knowledge techniques through HR subsystems as well as individually. Taking into account all the diversities brought with the current situation, this worker is the subject that faces a new business opportunity with a focus on changing for personal and professional growth. Through this exploratory research and bibliographic review, this study found that entrepreneurship has been building a better performance of the professional in several areas of performance.
Key-words: Entrepreneurship, Psychologist, Crisis
INTRODUÇÃO
O empreendedorismo é um termo novo, principalmente para os brasileiros, que somente se despontou para nós a partir da década de 90 crescendo junto com o processo de privatização de grandes empresas estatais e abertura do mercado interno. O Empreendedorismo é um tema muito discutido atualmente, mas sua definição é repleta de complexidade, porque seu conteúdo pode variar de acordo com o lugar e o autor, isso porque o empreendedorismo ganhou fortes contribuições vindas da psicologia e também da sociologia que pode ter contribuído e provocado variações em sua definição.
Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a principal definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, que menciona o empreendedor sendo aquele que assume os riscos de forma ativa, físicos e emocionais, e o capitalista assume os riscos de forma passiva.
No século XVII, surge a relação entre assumir riscos no empreendedorismo, mas somente no século XVIII, que capitalista e empreendedor foram diferenciados, em função do início da industrialização.
Segundo Dolabela (2008), o empreendedorismo é um fenômeno cultural, fruto de habilidades, práticas e valores das pessoas que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo e uma forma de se relacionar.
...