O FUNDAMENTO DA EDUCAÇÃO
Por: mimike • 7/5/2019 • Trabalho acadêmico • 644 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
ROBERTO PROCÓPIO DOS SANTOS– R.A. 1167028
PORTIFÓLIO CICLO 2 DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Educação Física Licenciatura; Fundamentos da Educação como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maria Cecilia de Oliveira Adao
VILHENA/RO
2019
Atividade no Portfólio
Objetivos
Compreender os elementos que caracterizam a educação homérica.
Praticar a pesquisa, análise de informações e a elaboração de textos próprios.
Descrição da atividade
Leia atentamente o texto a seguir:
Havia uma rivalidade entre os deuses e os heróis humanos, o que, por sua vez, forçava o homem a superar-se, a tornar-se um deus e a concorrer com eles. Era uma religião que necessitava do “homem-herói”. À base desse paradigma heroico da existência humana, em que o herói preferia a morte – após uma luta sangrenta coroada pela glória – do que a existência feliz, a educação toma inspiração.
A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em excelência; a primeira versão da Paideia grega. Temos de notar que esse modelo propiciava a formação do lado subjetivo do homem, todavia, essa formação de excelência traria também para o Estado enorme benefício, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu Estado (CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013, p. 42).
Com base no excerto anterior, e no que foi estudado até este momento, pesquise e escolha um mito grego que ilustra o processo de formação proposto pela educação homérica. Em seguida, elabore um texto, de uma lauda, que contenha:
1) O nome do mito escolhido.
2) Um breve resumo deste mito.
3) Uma explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e o processo de formação proposto pela educação homérica.
MITO: Aqueles
RESUMO:
Aquiles foi um dos mais famosos heróis gregos. Aquiles tinha ainda a característica de ser o mais belo dos heróis reunidos contra Troia. Filho de Tétis (de mar) e Peleu (rei dos mirmidões) teve seu principal momento no cerco Tróia. Participou junto com outros heróis e príncipes da Grécia de varias batalhas, assim como o melhor entre eles, tornou famoso por sua bravura e força.
Conta a mitologia grega que a mãe mergulhou Aquiles, recém-nascido nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno). Este fato todo invulnerável, salvo pelo calcanhar que não foi banhado, pois a mãe a esta parte do corpo.
Para vingar a morte de Pátroclo, seu amigo, que sucumbira Heitor, matou este último, mas foi mortalmente ferido no calcanhar por uma flecha envenenada arremessada por Paris. Este fato ocorreu durante a Guerra que foi retrata na Ilíada de Homero.
Explicação sobre a relação existente entre o mito escolhido e a formação proposto pela educação homérica.
...