O JOGO DAS CORES PROIBIDAS
Por: Lucas Simão • 9/11/2018 • Resenha • 10.564 Palavras (43 Páginas) • 744 Visualizações
[pic 1]
Campus Santos/Rangel
ICH – Curso de Psicologia / Noturno
Psicologia Sócio-Interacionista
05/PS5Q41
ANDRÉIA ANHANI MACHADO
JOYSSE CAMPANHA DE OLIVEIRA
LUCAS SIMÃO ALVES GALVÃO
LUDMILA KAREN SANTOS
PAULA ELI SINIGAGLIA
THAIS DA SILVA BENTO PASSOS
“O JOGO DAS CORES PROIBIDAS”
SANTOS
2014
[pic 2]
Campus Santos/Rangel
ICH – Curso de Psicologia / Noturno
Psicologia Sócio-Interacionista
05/PS5Q41
ANDRÉIA ANHANI MACHADO – R.A.: T742HE-6
JOYSSE CAMPANHA DE OLIVEIRA – R.A.: A9698H-7
LUCAS SIMÃO ALVES GALVÃO – R.A.: B47033-0
LUDMILA KAREN SANTOS – R.A.: B40937-1
PAULA ELI SINIGAGLIA – R.A.: B1965A-2
THAIS DA SILVA BENTO PASSOS – R.A.: B354DE-9
“O JOGO DAS CORES PROIBIDAS”
Trabalho apresentado como parte das exigências para avaliação da disciplina Psicologia Sócio-Interacionista do curso de graduação em Psicologia
SANTOS
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 REVISÃO DE LITERATURA 5
2.1 A mediação simbólica 5
2.2 Instrumentos e Signos 6
2.3 Vygotsky VS Piaget 7
3. METODOLOGIA 10
3.1 Local 10
3.2 Sujeitos 10
3.3 Procedimentos 10
3.4 Material Utilizado 10
3.5 Regras 11
3.6 Etapas do jogo 11
3.7 Transcrição do Questionário 12
3.8 Observação 36
4 ANÁLISE DOS RESULTADOS 40
4.1 Análise dos erros 40
4.2 Gráficos e Tabelas 40
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 46
REFERENCIAS 47
ANEXOS 48
1 INTRODUÇÃO
Tendo a concepção sócio-interacionista de Vygotsky como modelo, a relação do homem com o mundo irá forjar o individuo tendo em vista que em contato com as culturas o homem torna-se um ser sócio-histórico. Aspectos tipicamente humanos do comportamento será o objeto de análise de Vygotsky que busca entender a maneira pela qual o desenvolvimento infantil se dá e suas respectivas funções psicológicas.
Leontiev fez uso de um jogo infantil muito tradicional na Europa, como base para estruturar seu estudo experimental acerca da compreensão do papel dos signos mediadores na atenção voluntária e na memória na qual a criança fazia uso de elementos. Neste jogo uma pessoa fazia perguntas e as crianças deveriam responder questões sem usar determinadas palavras definidas como proibidas no experimento.
Experimentos como o de Leontiev, são exemplos dos estudos de Vygotsky e seus colaboradores na intenção de estudar o papel dos instrumentos e signos, que mediante a essa mediação há um desenvolvimento pleno das funções psicológicas superiores que distinguirá o homem dos animais.
O presente trabalho tem por objetivo explicitar a habilidade das crianças na utilização de signos e instrumentos estando presente ou não a fala egocêntrica através do uso do Jogo das Cores proibidas que consiste em pedir que a criança responda a um conjunto de questões relativas a cores, sendo este jogo dividido em três etapas: sem cartões auxiliares, sem ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas. Etapa dois: com cartões auxiliares, sem ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas. Etapa três: com cartões auxiliares, com ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 5 de novembro de 1896 na cidade de Orsha. Ele e seus setes irmãos tinham professores particulares e acesso a uma vasta biblioteca, o que os incentivava aos estudos. Segundo Marta Kohl de Oliveira em: “Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-historico”, Vygotsky tinha grande interesse por literatura, teatro, psicologia, história, filosofia, e paralelo a sua graduação em direito procurou desempenhar diversas atividades o que o levou a preparar um de seus livros mais importantes: “Psicologia Pedagógica”.
Dentre outros interesses, Vygotsky se propôs a fazer um estudo epistemológico quanto aos aspectos tipicamente humanos do comportamento, tendo em vista que o contexto do ramo da psicologia era fundamentada em abordagens que dedicavam-se a compreender o desenvolvimento infantil que por sua vez apoiavam-se em estudos que enfatizavam o caráter botânico que era associado a maturação do organismo como um todo e posteriormente passou a adotar modelos zoológicos como base de uma nova abordagem geral na compreensão do desenvolvimento infantil. Ao contrário de Piaget, Vygotsky não formulou uma concepção estruturada do desenvolvimento, porém, nos oferece dados de suas pesquisas e reflexões que nos permitem elaborar hipóteses de como aspectos tipicamente humanos se formam ao longo da historia humana e de como se desenvolvem durante a vida.
A Psicologia Moderna era fundamentada em uma abordagem zoológica nas quais as tentativas de respostas para as questões sobre desenvolvimento infantil são procuradas na experimentação animal. A abordagem zoológica dos processos intelectuais superiores, que são caracteristicamente humanos, eram tidas como uma extensão direta dos processos correspondentes nos animais inferiores. Esse modo de teorizar aparece particularmente na análise da inteligência pratica das crianças, cujo aspecto mais importante é o uso de instrumentos.
...