O Laudo de Psicologia
Por: lucianajustino29 • 24/9/2019 • Resenha • 1.029 Palavras (5 Páginas) • 200 Visualizações
3. Fazer um relatório expositivo e crítico dos dados colhidos na entrevista sobre como se dá o processo de avaliação psicológica no contexto deste profissional psicólogo.
1- Dados gerais sobre o entrevistado:
Nome: Igor Araujo Fonseca
Formação: Bacharel em Psicologia
Idade: 27 anos
2- Como se dá o processo de avaliação psicológica dentro do seu contexto/ área de atuação?
A avaliação psicológica se dá através de testagem psicológica em conjunto com as observações e atendimentos realizados no consultório por um determinado tempo.
3 – Quais os conhecimentos necessários para uma pessoa realizar a avaliação psicológica: embasamento teórico, formação acadêmica, etc que ela deve ter?
A avaliação psicológica é uma ferramenta exclusiva do psicólogo, sendo necessário formação em Psicologia, podendo ser melhorada com uma pós graduação específica e cursos de aplicação e correção de testagem psicológica, não precisa de uma base teórica específica, mas é necessário uma estruturação das sessões quanto a tempo e objetivos.
4- Há quanto tempo você utiliza testes na sua prática profissional?
Há 3 anos, desde o começo do exercicio da profissão
5- Quais são os testes mais utilizados por você? O que eles avaliam?
Testes de atenção, para medir concentração e atenção, testes projetivos de personalidade
6- Qual a importância do teste psicológico no processo de avaliação psicológica do testando?
De suma importância, mas o teste por si só não resolve tudo, é um importante complemento da avaliação, mas o contato e observação no consultório também são, e juntos ajudam a entender melhor o paciente
7- Em quais situações faz-se necessário o auxílio de outro profissional na aplicação dos testes?
Em situações onde há conflitos de interesse entre o profissional aplicador e o paciente
8- Quais cuidados você adota na escolha, na aplicação e correção dos testes psicológicos?
A aplicação correta e correção correta nos termos do teste, estar sempre se mantendo atualizado sobre quais testes estão aptos ou não a serem utilizados
9- Você elabora laudos para todas as avaliações psicológicas que realiza? Se não, como registra o resultado da avaliação?
Elaboro sempre, algumas vezes havendo a necessidade é entregue para o paciente, quando não necessário é arquivado na ficha
10 - De que maneira o candidato tem acesso aos resultados dos testes a que foi submetido?
O resultado é apresentado ao paciente em forma de laudo técnico quando necessário, ou apresentado durante os atendimentos individuais em forma de explicação
11- Como se dá o parecer, como você conclui, que o entrevistado está dentro do perfil solicitado ou se precisa de algum tratamento?
Geralmente através dos atendimentos, observações, testagem e avaliação de outros profissionais (psiquiatra por exemplo)
O psicólogo Igor Araújo Fonseca, portador do CRP-16/5520, bacharel em psicologia, atuante há três anos, utiliza o processo de avaliação psicológica dentro do seu contexto de atuação através da de testagem psicológica em conjunto com as observações e atendimentos realizados no consultório por um determinado tempo, utilizando destes recursos desde sua formação, questionado sobre os conhecimentos necessários para uma pessoa realizar a avaliação psicológica, o psicólogo nos relatou que a avaliação psicológica é uma ferramenta exclusiva do psicólogo, sendo necessário formação em Psicologia, podendo ser melhorada com uma pós-graduação específica e cursos de aplicação e correção de testagem psicológica, não precisa de uma base teórica específica, mas é necessário uma estruturação das sessões quanto a tempo e objetivos, sendo por ele utilizado os testes de atenção, para medir a concentração e atenção e os testes projetivos de personalidade.
O teste de avaliação psicológica é de suma importância no processo de avaliação psicológica, pois o teste em si só não resolve tudo, é um complemento para a avaliação, entretanto, o contato e a observação em consultório também são, e juntos auxiliam na compreensão e diagnóstico do paciente. Sendo necessário o auxílio de outro profissional na aplicação dos testes em situações que há conflito de interesses entre o profissional aplicador e o paciente, para que isso não ocorra, faz-se necessário a tomada de alguns cuidados na aplicação e correção dos testes, tendo o profissional psicólogo atenção nas correções além de se manter atualizado sobre os testes que estão aptos ou não à serem utilizados no consultório.
...