O Livro “5 Lições de Freud”
Por: RAYTAIT • 28/8/2020 • Resenha • 314 Palavras (2 Páginas) • 160 Visualizações
O livro “5 lições de Freud” é um livro didático aonde Freud ensina alguns conceitos da psicanálise em uma oratória nos Estados Unidos. Na primeira lição, podemos nomeá-la de “Cura Pela Palavra”, Freud diz que essa lição junto com a descoberta da psicanalise ele dá o mérito ao Breuer um médico de família que trabalhou no caso da Anna O. uma mulher que foi diagnosticada com histeria, que na época era uma das doenças mais estudadas e discutidas, ela apresentava vários casos clínicos de alucinação, paralisias de membros e perda de linguagens e que até então não se tinha uma perspectiva de tratamento. Breuer descobriu que quando ela estava em transe ela revela a origem de um sintoma e aquele sintoma desaparecia, um exemplo disso é que ela ficava muito tempo sem beber água porque ela viu um cachorro bebendo água no mesmo como que ela bebe, depois que ela conta para ele, ela começa a conseguir tomar água.
A segunda lição o Freud diz que a Hipnose não é tão efetiva assim, pois ele acha o sintoma, mas não o conflito em si. Ele recomenda que as pessoas recordem da sua memória consciente para fazer uma associação do problema, mas quando você tem uma memória que você quer esquecer o seu subconsciente a reprime, dificultando assim o resgate dessas memorias para fazer a associação. Quando se desfaz a repressão do subconsciente, as memorias voltam ao consciente.
A terceira lição fala mais sobre essas memórias que voltaram ao consciente, diz que algumas memórias podem voltar alteradas por conta da resistência, e quanto mais difícil for para as memorias voltarem, mais deformações elas irão sofrer, para tirar o foco principal do problema, por isso que na associação livre, que é quando os pacientes estão falando e recordando das memorias conscientemente, eles falam sobre tudo e não podem ser reprimidos, ate achar a causa do problema.
...