O Projeto de Extensão
Por: gabiportela • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 855 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
1 Introdução
O objetivo do trabalho é mostrar como os projetos de extensão são de suma importância, tanto para os alunos quanto para a comunidade, eles servem como um tipo de conexão entre os dois. Os projetos de extensão ajudam de diversas maneiras o aluno, que poderá vivenciar na prática o que aprende na sala de aula, ótimo momento para saber se é ali que realmente quer estar e também momento em que o aluno se conecta e conhece de fato o lugar onde a universidade está. Nesse trabalho apresentaremos o Projeto Sorriso Voluntário, projeto que foi desenvolvido pela Faculdade de Medicina, em 2013. No trabalho apresentaremos como o projeto funciona, como é a preparação dos extensionistas para a realização do mesmo, falaremos sobre a técnica que é utilizada, e ainda o relato de uma estudante do curso de Psicologia da UPF, que participou do projeto durante algum tempo.
2 Metodologia
O trabalho foi realizado através de consultas online em diversos sites que citavam o projeto, consultas em artigos e através da entrevista realizada com a aluna extensionista.
Projeto Sorriso Voluntário
Os projetos de extensão na universidade são de grande importância, e servem para aproximar a população da comunidade acadêmica. De acordo com Raimunda Maria da Cunha Ribeiro a extensão universitária tem a função de prática social, mas não apenas isso, também tem o ato educativo, visto que promove a aprimoração da formação do profissional e presta serviços à comunidade.
O projeto Sorriso Voluntário foi criado a cinco anos, e ocorre no Hospital São Vicente de Paula (HSVP), o seu principal objetivo é alegrar, tanto os pacientes, quanto os familiares e funcionários do hospital, com a finalidade de amenizar seu sofrimento.
Há muita preparação para que as invasões sejam feitas, elas são planejadas para que sejam utilizadas estratégias lúdicas e que divirtam de fato a pessoa. Esse projeto é dividido em três grupos, onde os participantes são acadêmicos de diversos cursos, sendo que, a maioria com ênfase na área da saúde, e fazem invasões semanalmente, em enfermarias de adultos e no setor de hemodiálise.
Essa técnica utilizada pelo projeto, é conhecida como terapia do riso. É um método que busca complementar a outros cuidados da saúde, e promove o bem-estar físico e o emocional das pessoas que estão em algum tipo de sofrimento. Segundo o médico Eduardo Lambert "Saber sorrir e rir é uma arte de bem viver inerente a todos nós desde que nascemos, e uma receita que precisa ser prescrita a todos os que querem amar, a todos os que querem viver alegremente, sejam quais forem os problemas que tenham de enfrentar." (Lambert,1999, Sinopse do livro Terapia do Riso: A cura pela alegria)
Foi realizada uma entrevista com uma das participantes do Sorriso Voluntário e ela compartilhou a sua história e vivencia dentro do projeto, ela se chama Elisa Barbosa da Costa e cursa Psicologia na UPF, a mesma participou da extensão no ano de 2018. Segundo ela, antes de irem ao HSVP o grupo se arrumava no Campus II da UPF, onde a grande maioria utilizava roupas de palhaços, e também se maquiagem como tal, e após isso iam fazer as "invasões"'. O público que era atendido pelo grupo em que ela estava era o posto 7 e a
...