TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicologo Hospitalar

Por:   •  19/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar a Psicologia Hospitalar, mais concretamente a sua história e atuação. Está organizado em capítulos, no primeiro capítulo apresenta-se a história da área estudada e atuação da profissão, o segundo capítulo contém a entrevista realizada pela aluna com uma profissional da área, no terceiro capítulo apresenta informações de pós-graduação na área e por fim no quarto capítulo conclusão das autoras do trabalho em relação à Psicologia Hospitalar e sua atuação.

Os métodos de pesquisa utilizados para a obtenção do trabalho foram a própria entrevista com a profissional da área observada e pesquisas bibliográficas em livros e sites específicos da Psicologia.

Capítulo 1

A PSICOLOGIA HOSPITALAR

Durante séculos, a atenção psicológica aos enfermos confundiu-se com a atenção religiosa. O acompanhamento em clínicas e hospitais era realizado, por freiras que auxiliavam os pacientes à confiança.

Nos anos 50 os hospitais seguiam as normas rígidas da Medicina Científica, o paciente era visto como uma máquina a ser reparada. No entanto, os estudos de Freud, Lacan, entre outros, já eram questionados por mostrarem a interação entre mente, corpo e ambiente. Começava a surgir um modelo no qual os aspectos de existência ganhavam importância médica.

Entre os anos 50 e 60, os pacientes deixam de serem vistos por suas doenças e passam a ser analisados como um ser, que sofre influências da sociedade para com seu psicológico. Essa disciplina que combinaria os saberes científicos da Psicologia, para a prevenção de doenças e promoção da saúde foi então chamada de Psicologia Hospitalar por alguns especialistas, para outros deveria ser chamada de Psicologia da Saúde, porém, elas diferem em alguns aspectos.

A Psicologia Hospitalar é personagem importante nas unidades médicas, sua ação tem como objetivo a aplicação de terapias, promovendo melhor qualidade psíquica e estabelecendo as relações entre as famílias, os pacientes e as equipes de saúde, a psicologia hospitalar trabalha para viabilizar uma melhora no acompanhamento do paciente, ajudando-o a enfrentar de forma mais equilibrada o quadro de adoecimento. Enquanto a Psicologia da Saúde utiliza do conhecimento científico na promoção da saúde, prevenção, identificação, diagnóstico e tratamento da doença, bem como no aperfeiçoamento do sistema político de saúde.

Enfrentar o processo de adoecimento, em qualquer fase de sua vida, sempre será um grande choque. Provocando diversas mudanças ao seu redor, como a mudança do conforto de seu lar às acomodações em hospitais, transformações de rotina entre seus hábitos e tarefas diárias. Com medo muitos pacientes acabam enfrentando um enorme transtorno emocional e psicológico rumo ao seu alto controle de vida.

Então essa ciência especifica da área da psicologia nesses momentos delicados vem promovendo o suporte e defendendo a saúde e o bem-estar do paciente para enfrentar o dia a dia no hospital. O psicólogo hospitalar oferece um apoio completo para esses pacientes que enfrentam dificuldades para superar suas situações e seguir.

O psicólogo hospitalar pode atuar em diversos setores no hospital:

 Ambulatórios;

 Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.);

 U.T.I. Pediátrica;

 Neo-Natal;

 Pronto Atendimento;

 Enfermarias em geral;

 Centro médico cirúrgico.

Trabalhando também de diversas maneiras, com grupos terapêuticos, programas de humanização e sistema de plantão. Porém, as mais comuns são: a visita multidisciplinar, na qual o psicólogo se reúne com uma equipe multidisciplinar do hospital, a fim de visitarem os leitos e conversarem com e sobre o paciente. E a inter consulta, que é a consulta do psicólogo ao paciente no leito.

Sendo seu trabalho realizado, em sua maioria, à beira leito, o psicólogo hospitalar precisa da colaboração e interesse dos pacientes para realizar melhor seus atendimentos, é preciso que haja também a compreensão e disposição dos outros funcionários do hospital.

Se tratando dos pacientes no hospital geral, não há como caracterizá-los, a faixa etária é ampla, desde a pediatria a idosos, o sexo, a escolaridade e a profissão também são diversificados, já a classe social pode variar se comparados Hospitais Públicos ou Privados. Esses pacientes podem chegar até o psicólogo por iniciativa própria, quando têm o conhecimento de que há um psicólogo no hospital, ou por indicação de outro profissional do hospital, isso geralmente acontece quando o paciente não está reagindo bem ao tratamento, podendo ser por alguma causa psicológica, sendo assim solucionada com a ajuda do psicólogo.

Na pratica o psicólogo da ouvidos aos pacientes acolhendo o sofrimento e analisando as principais dificuldades encontradas pelo mesmo em sua trajetória no hospital e dando novo significado ao paciente. O maior objetivo é encontrar o enfoque do sofrimento psíquico do paciente em adoecimento e minimizar seu sofrimento. Como é um campo de amplo tratamento da saúde mental, essa vertente da psicologia não enfrenta apenas as doenças com causas psicológicas denominadas psicossomáticas, mas também afeta aspectos psicológicos em geral, entre toda e qualquer doença.

Para atuar na área da Psicologia Hospitalar é necessário, como base, a graduação no curso de Psicologia, mas há exigência, na prática, de uma especialização na área da Psicologia da Saúde e/ou Psicologia Hospitalar, pois o profissional convive com termos técnicos e específicos do ambiente hospitalar, que não são aprendidos na graduação.

Quanto ao mercado de trabalho, a procura de psicólogos em hospitais aumentou consideravelmente nos últimos anos e a tendência é que a busca continue crescente, de acordo com as entrevistas realizadas com os profissionais da área. Em relação ao salário, um levantamento feito pelo site de empregos Catho indica que a média do salário mensal nacional é de R$ 2.371,37, o piso salarial é no valor de R$ 2.134,23.

Capítulo 2

Entrevista com o profissional da área

1-Nos conte um pouco sobre a sua formação profissional e por que e como passou a desenvolver seu trabalho na área hospitalar.

R: Realize a graduação de Psicologia na universidade Anhanguera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com