O estudo da violência doméstica
Seminário: O estudo da violência doméstica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 09011984 • 16/5/2014 • Seminário • 644 Palavras (3 Páginas) • 221 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: Segurança Pública
Professor: Lilian Maciejescki
Nome do aluno: Diogo Alves M. de Oliveira
Data: 08/04/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Considerando os estudos sobre violência doméstica, leia o artigo intitulado "Violência doméstica e suas diferentes manifestações", de autoria coletiva, publicado em 2003 na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Este artigo aborda as diversas manifestações de violência doméstica e seus determinantes a partir de um enfoque multidisciplinar.
DAY, Vivian Peres et al. Violência doméstica e suas diferentes manifestações. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2003, vol.25, suppl.1, pp. 9-21. ISSN 0101-8108. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rprs/v25s1/a03v25s1.pdf . Acesso em 28/02/2014.
Após a leitura do artigo, responda as seguintes questões (se preferir, elabore um único texto dissertativo contendo as respostas - entre 30 a 50 linhas):
a) A partir do exposto sobre violência contra crianças e adolescentes, analise os tipos mais comuns de violências praticadas contra esse público e relacione com o que está (ou deveria estar) previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos. (3,5 pontos)
b) Quais conexões podemos estabelecer entre a violência sofrida e a violência praticada por crianças e adolescentes? (3,5 pontos)
c) Considerando a violência contra a mulher, o que mudou na realidade da mulher brasileira após a Lei "Maria da Penha"? (3,0 pontos)
Como diagnosticado a violência intrafamiliar ou interpessoal é uma das causas mais perturbadoras da sociedade, independente de nível cultural, social e econômico. Relatos apontam que as formas mais comuns e disseminadas são as físicas, psicológicas, negligenciais e sexuais, todas causadas pelo ato de um agente, com a intensão de causar danos, que na maioria são irreversíveis, culminando na negação do direito que a criança ou adolescente tem de ser tratado como sujeito e pessoa em condição de desenvolvimento. Todos esses aspectos de violência e negação social afetam de forma direta a vida pregressa desses indivíduos em formação, deixando marcas psicológicas, físicas, comportamentais entre outras, contribuindo para o ciclo natural de ocorrências de violência e marginalização, subsequentemente.
...