O homem é um animal político
Por: rmorais • 23/8/2015 • Artigo • 1.327 Palavras (6 Páginas) • 1.271 Visualizações
Serviço Social – Fundamentos das Políticas Sociais
Etapa 1 - Graça
“O homem é um animal político”
Aristóteles
Segundo Aristóteles, o Homem é um "animal político", porquê unicamente ele tem a linguagem e esta é o alicerce da comunicação entre os seres humanos. Para o filósofo, os demais animais apenas manifestam dor e prazer, mas o Homem utiliza a palavra (logos) e com isso sua capacidade de julgamento entre o bem e o mal, o certo e o errado Portanto, por natureza, o homem é um animal político, porque ele busca discutir para chegar ao seu bem. O homem não chega a um fim sem conversar, sem discutir para chegar a uma conclusão.
A palavra é proveniente do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado; nome do qual se derivaram termos como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim "politicus" e chegaram às línguas europeias através do francês "politique" que, em 1265 já era definida nesse idioma como ciência do governo dos Estados. A palavra política, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. Deste modo, Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para conciliar interesses.
O significado de política abarca vários conceitos e está, em geral, envolvida com algo direcionado ao espaço público. Ela tem a função de agregar e impor os interesses sociais privados perante um aparato estatal especializado no emprego administrativo do poder político para garantir fins coletivos e está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.
O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico e o ideológico. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusão; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explícito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
Contudo, para Aristóteles a Política é a ciência que tem o intuito gerar a felicidade na humanidade. Sua finalidade com a produção do livro Política é a maneira de apresentar as formas de governo e instituições adequadas em garantir uma vida afortunada para os cidadãos. Entretanto, não é muito isso que vemos hoje em nosso País.
Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. Na ciência política, o governo atua em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc. (MACHADO &, KYOSEN).
É apropriado que com o passar do tempo, a realização de algumas alterações de leis ou políticas estabelecidas por um determinado país. No Brasil, esse procedimento é conhecido de reforma política, nas quais as propostas são debatidas no Congresso Nacional e são aceites ou recusadas ().
Karl Marx foi um filósofo crucial com suas ideias sobre o modelo socialista, mudando a visão da política contemporânea abraçando a ideia de que a distribuição de renda precisaria ser justa e equilibrada, pois a sociedade capitalista era uma forma de produção coletiva de riquezas, porém esta acumulação de bens se tornara privado. O resultado dessa acumulação e exploração se deu no confronto entre classes contrárias, burguesia e proletariado. Dessa maneira, surge a legitimação da profissão do Serviço Social, levando a criação de Políticas Sociais.
A maior parte dos escritos de Behring e Boschetti dedica-se à política social no Brasil contemporâneo, tentando evidenciar as contradições da Constituição de 1988 e as formatações das políticas sociais do neoliberalismo expressas na contra reforma neoliberal nas administrações de Collor à Fernando Henrique Cardoso. No livro Política Social: fundamentos e história de Elaine Rossetti Behring e Ivanete Boschetti (2008) foram destacados elementos da questão social no Brasil e da ampliação e consolidação do projeto ético-político do Serviço Social, declaradas nas construções coletivas do Conselho Federal de Serviço Social.
Assim, a política é a ciência que busca constituir organismos que permitam a edificação coletiva do bem comum, e o assistente social se utiliza dela com o intuito de conquistar direitos e assistência para os cidadãos abandonados. A prática acontece através de políticas sociais, de maneira organizada e planejada, confrontando com os problemas das injustiças que afetam os socialmente desamparados.
No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, Política e Política Social representam atuações do poder político visando o bem estar da população, além de se colocar em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais (LESSA,2005).
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