O que é Psicologia
Por: Rozzii • 6/12/2015 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 159 Visualizações
O ser humano faz muitas perguntas a si mesmo, isso distingue de ele ser um animal racional, suas respostas mudam de acordo com a época e a sociedade. A psicologia é uma ciência que procura entender o Homem, seu comportamento, para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro. A psicologia oferece vários recursos para que ele saiba lidar consigo mesmo e com as experiências da vida. É, pois, a ciência do comportamento, compreendida esta em seu sentido mais amplo.
Seu objeto de estudo tem variado de acordo como o tempo, seu significado é muito amplo, como a palavra comportamento ou mesmo do objeto de estudo da psicologia tem gerado grande polêmicas, bom, mas o importante é saber o que a psicologia trata.
A psicologia por um longo tempo ela era considerada como o estudo da mente ou da consciência, ela foi objeto de atenção por parte de alguns filósofos. Duas correntes dominavam o pensamento ocidental: o empirismo inglês e o racionalismo alemão. O empirismo acreditava que todo conhecimento se baseava nas sensações: os órgãos dos sentidos receberiam a estimulação do mundo exterior, e os nervos conduziriam ao cérebro, que é à base de todo conhecimento humano. Os racionalistas alemães afirmavam que a mente era inata, ela teria o poder de gerar ideias, independente da estimulação sensorial. Todo conhecimento se basearia na razão, e a percepção seria um processo seletivo.
A psicologia como disciplina autônoma, só vai ocorrer verdadeiramente a partir de 1879, em Leipzig, com a criação por Wundt do primeiro laboratório de psicologia. A psicologia passa a ser considerada ciência quando os cientistas passam a se dedicar a ela experimentalmente.
No início do século XX houve na psicologia escolas psicológicas, e teve influência importante na psicologia moderna, são elas: Estruturalismo, Funcionalismo, Behaviorismo, Gestaltismo e Psicanálise, com isso houve um rompimento importantíssimo na psicologia que foi o rompimento do dualismo implícito na psicologia, antigamente ela era definida como a ciência do psiquismo ou dos fatos da consciência.
Para a psicologia o ser humano é ser de suma importância, o estudo dele é extremamente difícil e enorme ignorância em relação a ele, pois cada pessoa tem um comportamento diversificado, todos sentem a mesma coisa, só reagem de maneira diferente. O ser humano é um animal diferente, pois ele raciocina, chora, pensa, fala, ri, opõe o polegar, cria, faz cultura, tem autoconsciência e consciência de morte, outra coisa que o distingue também, é que deve viver com os outros humanos, num lugar que já encontra desde o seu nascimento, numa sociedade dotada pelos seus valores, filosofias, religiões, línguas e tecnologia.
Uma das coisas que não pode deixar de citar, é em relação a linguagem, porém sem ela, era impossível a comunicação com o próximo, não teria diversidades de cultura sem a linguagem. É através dela que o homem pensa, organiza, elabora conceitos, organiza suas experiências, trabalha no nível da abstração, prevê, julga, planeja, idealiza. E sem ela o homem estaria sempre no seu recomeço diário, pois não haveria como transmitir seu acervo cultural que o homem conquista em determinado momento histórico.
Todo homem se comporta de determinada maneira, pelo simples motivo de que todos possuem necessidades físicas, psíquicas e sociais, isso o leva a agir em
...