O que é psicologia
Por: David Diniz Neto • 13/6/2019 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
FACULDADE DE INHUMAS – FACMAIS
CURSO DE PSICOLOGIA
DAVID DINIZ NETO
O QUE É PSICOLOGIA?
INHUMAS
2019
FACULDADE DE INHUMAS – FACMAIS
CURSO DE PSICOLOGIA
DAVID DINIZ NETO
O QUE É PSICOLOGIA?
Trabalho avaliativo da disciplina de Psicologia: ciência, história e profissão ministrada na Faculdade de Inhumas-FacMais, como requisito parcial de obtenção de nota para N2.
Orientado pela profa. Thalita Meneses.
INHUMAS
2019
O que é psicologia?
Logo no começo do livro a autora Maria Luíza S. Teles, decerta sobre algumas perguntas que todo o ser humano se faz, desde que tem consciência de si: “quem sou eu”, “como aprendo”, “porque tenho conflitos” entre outras. A obra leva ao berço da psicologia, sua engrenagem inicial, ligação com a Filosofia, seu estudo como ciência entre outras características. Seu objetivo principal parece ser de uma introdução à psicologia.
No capítulo O homem: Um ser especial é analisado o comportamento do homem, suas dificuldades em estar em uma sociedade já formada, e como consequência disso ter que se adaptar a ela, e aprender a viver nela. Quando aborda a linguagem, a autora afirma: “Sendo a linguagem tão importante, estreitamente ligada ao comportamento global e instrumento básico na resolução de problemas e na criatividade, seria o caso de se perguntar se a Psicologia não é, também, a Ciência das Comunicações e o psicólogo um verdadeiro comunicólogo” (p.24-25).
Já o capítulo 2: “O mecanismo do comportamento”, as questões humanas são apresentadas a partir de experiências da vida tentando compreender o comportamento humano, o capítulo traz questionamentos como “porque o homem procurar relações sociais? Por que ele não fica quieto em um canto?”, o homem tem necessidades físicas, psíquicas e sociais. Mostra também que o ser humano vive em um processo de constante ajustamento. “O conflito será, portanto, uma constante em nossas vidas. E sempre que encontrarmos a resposta que solucione um conflito, novo conflito aparecerá. Embora constitua, junto com a ansiedade, um dos principais fatores em qualquer forma de desvio de personalidade, o conflito é, entretanto, componente significativo do comportamento normal” (p.43).
“Panorama atual da psicologia: As quatro forças”, este capítulo aborda a polemica da psicologia, nos mostra seus sistemas e seu funcionamento atual, trazendo características da diferenciação e construção do ser. Como afirma no seguinte trecho: “‘Tornar-se pessoa’ significa libertar-se das peias internas, tornar-se capaz de um contato verdadeiro (intimidade) com o outro, não fazer jogos, não usar máscaras, não se satisfazer com o simples ajustamento, mas tender a criar novas ideias e coisas, ser cooperativo, receptivo e amoroso” (p.53). Além disso, ela borda temas importantes como o behaviorismo que exige o uso de método cientifico, a psicanálise, ela acaba citando Freud e fala rapidamente de alguns conceitos como Id, Ego e superego.
...