O que é psicologia social
Por: a2a3a4 • 7/6/2015 • Relatório de pesquisa • 2.206 Palavras (9 Páginas) • 238 Visualizações
Introdução
No presente trabalhos mostraremos de forma sucinta e objetiva o papel da psicologia social, e o seu desenvolvimento.
Um tema extremamente abrangente, pois psicologia social é um dos campos da psicologia que acolhe, desde de o individuo e sua unicidade, ao convívio social, atuando na área jurídica, clinica, institucional, na área da saúde em geral, grupal, escolas, em todas as formas de grupos inter e intrassociais.
Abordaremos o tema do nosso programa de estagio que está relacionado ai idoso e sua atual posição na sociedade dentro e fora de instituições.
A abordagem psico-social nos traz um vasto campo teórico , mas é com a pratica, e mais o conhecimento embasado na teoria de sua disciplina, que o psicólogo social poderá trabalhar junto a sociedade afim de beneficiar todos nela inseridos.
1.O que é psicologia social.
Psicologia Social é o estudo do comportamento dos indivíduos perante a outros, dentro de grupos.
É o conhecimento que estuda a dimensão dos fenômenos sociais: violência, preconceito, exclusão social, política, familiar, etc. Suas dimensões subjetivas que compõe o sujeito. Sendo atuada onde há coletivos na sociedade em geral, aplicando a compreensão que o psicólogo adquiriu, onde a construções de significados, onde existe a representação social de pessoas.
Começou no Séc XX e virou ciência, por conta de guerras, da imersão do capitalismo, havendo a necessidade de entender o indivíduo dentro desses contextos como a expectativa que criamos em relação aos outros, que, por sua vez, pode modificar nossas ações.
O método de investigação da Psicologia Social consiste na observação de elementos para ser o objeto de estudo
Segundo Ana bock (2008), “a psicologia social não tem um consenso de definição exato,mas ela pode atuar como área de conhecimento, e de atuação”. (publicado em 23/08/2013), dentro de grupos sem interferir perguntando ou agindo o ambiente com os envolvidos. Tendo como visão a subjetividade di individuo, a psicologia social constrói e contrapõem o consenso que define o ser humano na sociedade.
Baseado no que foi observado, elabora-se então baseando-se na teoria que conhece, o projeto de estudos, o individuo tende a conviver com a ideia de um ideal, uma satisfação dentro da sua unicidade.
Para Silvia Laine:
“...as portas que a psicologia abre para discutir filosofia, religião, política, artes, são caminhos que constroem um individuo integro, consciente em construir seu papel para a formação e transformação na vida individual e coletiva”. (Video Estilo e Movimento parte 1, publicado em 05 de agosto de 2012- you tube)
Os estudos de campos, ainda contém o método de observação, contudo, tem algumas diferenças: além de observar o objeto, faz-se uma pesquisa junto aos demais indivíduos do grupo que pode possuir três formatos: uma pesquisa dirigida formulada de forma a não obter respostas muito longas, a semi-dirigida, onde pergunta-se deixando o indivíduo, alem de responder o necessário, dá-lhe espaço para um acréscimo pessoal e a aberta, deixando o indivíduo falar o quanto e o que quiser a respeito da pergunta.
Após colher as respostas, o psicólogo social, embasado pela teoria que domina, irá até o seu local de estudo e analisará as respostas, elaborando sua tese.
Subjetivo não é concreto. São várias as linhas teóricas em cima de um mesmo tema. Fato que pode prejudicar a pesquisa pois, tem que lidar com quem elaborou a teoria e com a subjetividade das respostas.
“...A diferença e igualdade se tornam a primeira noção de identidade, o primeiro grupo social no qual fazemos parte é a família, é ela a responsável em nos dar um nome que nos diferencia, enquanto o sobrenome que é o ultimo nome nos iguala ao resto do mundo”. (Ciampa, 2001).
- O papel do psicólogo social.
A função do psicólogo social é definido através das circunstancias concretas da população, a qual ele vai atender e intervir junto ao meio social.
O psicólogo social avalia os meios de inserção do individuo, o desenvolvimento, e o indivíduo em toda sua subjetividade , trazendo uma compreensão critica da situação, ele atua em prol de todos os que vivem em meio a um grupo social.
- A instituição.
Came- centro de apoio a melhor surgiu em meados de 2005, fundada pela enfermeira Marta Maria Lopez, a instituição surgiu primeiro como casa de repouso Alegria de viver.
Marta sempre trabalhou na Area da saúde, e sentia-se indignidade com a falta de humanidade com os idosos, os mal tratos e abusos que os mesmos sofriam pela família e pela sociedade. Marta relatou que mediante a tudo isso ela sempre teve vontade de criar uma casa de repouso, aonde ela pudesse trazer ao idosos, um pouco mais de comforto, respeito, atenção, dignidade, e qualidade de vida, visando ela que este é um período na vida que mais requer cuidados e atenção tanto físicos quanto psicológico.
Em 2005 Marta recebeu de herança um imóvel, e resolver realizar o desejo do seu coração, foi ai que junto a alguns colabores conseguiu criar a casa de repouso Alegria de viver.
A casa de repouso dispõe de 05 auxiliares de enfermagem, 01 enfermeira, 01 cuidadora de idosos, 02 auxiliares de limpeza e 01 cozinheira. Os proprietários são 3 pessoas.(mas conheci rapidamente apenas Patrícia, e Marta que foi quem me auxiliou no programa de estágio)
Na casa tem 08 quartos, 01 sala de estar, 03 banheiros, 01 cozinha sem refeitório, 01 escritório, 01 lavanderia, e 01 sala de medicação. O espaço físico na casa é bem amplo e arejado. Nas paredes de alguns quartos e em todos os banheiros existem barras de ferro e piso antiderrapante para a segurança dos moradores.
A casa acolhe uma média de 20 moradoras, pois, existe uma segunda casa onde moram apenas os homens. Todas as moradoras tem acima de 60 anos, uma boa parte são portadoras do mal de Alzheimer, outras conscientes, algumns e com dificuldades físicas e motoras. Marta acredita na possibilidade de dar aos idosos uma melhor qualidade de vida e conta também com o apoio de um médico, Dr° Milton, que, pelo menos uma vez por semana faz uma visita a casa atendendo a emergências quando solicitado, pois uma grande parte das moradoras possuem convenio médico particular cedido por seus familiares.
...