Os Fenômenos e Processos Psicológicos II
Por: ANAPAULATCAMPELO • 29/4/2020 • Resenha • 259 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
Atividade Revendo a Motivação
Desde os primórdios a ciência tenta estabelecer um “por quê” da ação humana ou a motivação que leva e resulta aquela ação. Para Vernon (1973) a motivação é algo interno e para Bergamine (1997) no primeiro momento diz que a motivação de lócus interno e num segundo momento de lócus externo. Nota-se que ao passar do tempo muito se pesquisou sobre a motivação, mas os resultados nunca chegaram a uma definição concreta. É importante dizer que as contradições existiram e sempre existirão pois estamos em constante mudança histórica, cultural, de valores e até mesmo de alguma forma genética.
A abordagem behaviorista discute a motivação, para ela lidar com o motivacional é dispor de uma variável que tem muitos efeitos, tanto de comportamentos operantes quanto respondentes, porém se contradiz com a definição de alguns pensadores como de Vernon, pois ele diz que a motivação é algo interno, enquanto os behavioristas responsabilizam o meio ambiente pelo comportamento do ser humano.
Se levarmos em consideração somente os conceitos e teorias teremos maneiras diferentes de enxergarmos a “motivação”, assim como por exemplo os pesquisadores Lindgreen e Byrne disseram “ a motivação permanece sendo um conceito indefinível” chegamos à conclusão que a definição é um conceito inútil e tentar conceituá-la de forma “forçada” sairemos da ciência e entraremos no senso comum.
Assim, concluímos que o melhor a fazer para entender uma motivação é um olhar empírico e analisar de forma abrangente levando em consideração o indivíduo de forma subjetiva, a cultura, a crença, condições de vida social, familiar e meio social.
...