Os Provérbios e Psicologia
Por: rodrigo.thecat • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.478 Palavras (14 Páginas) • 473 Visualizações
Provérbios e Psicologia
As crenças populares constituem também outras formas de explicação do comportamento. Essas crenças são transmitidas de geração a geração por meio dos provérbios. Estes provérbios, por sua vez pressupõem hipóteses básicas que são tomadas como postulados científicos e que passam a orientar as ações humanas e o relacionamento social.
As ideias e opiniões de pensadores e a Psicologia
Observa-se, ainda, que muitas vezes se confunde a Psicologia com as ideias e opiniões de escritores e pensadores acerca dos sentimentos e da realidade psicológica dos seres humanos.
Ao comparar as ideias e as reflexões de pensadores com provérbios e crenças populares, observa-se que as primeiras trazem uma logica maior, são fruto de observações pessoais e de reflexões, enquanto os provérbios e as crenças populares carecem de qualquer preocupação reflexiva.
Bases cientificas da compreensão do comportamento humano
A carreta compreensão das diferenças individuais, dos grupos, das costumidades e das organizações como entidades psicossociais pode levar a compreensão e a predições razoáveis do comportamento individual do grupo, da organização e da comunidade. Freud utilizou a observação e a analise de conteúdo dos relatos de seus pacientes. Thorndike observou os animais no processo de aprendizagem. Kurt Lewin estudou a natureza e a origem das forças grupais e introduziu a pesquisa-ação como uma forma de investigação e de intervenção nos fenômenos de mudança social. Miller e Dollard estudaram a personalidade dentro da abordagem S-R (estimulo-resposta). Piager dedicou 60 anos de sua vida ao estudo do desenvolvimento da inteligência humana e ao desenvolvimento dos diferentes tipos de pensamento.
Divergências na definição do comportamento humano
Para os behavioristas, o comportamento humano compreende apenas as relações observáveis de forma direta. Os cognitivistas conceituam o comportamento observável de forma mais ampla, ou seja, consideram-nos como sendo todas as relações do organismo, inclusive as inferidas de outros comportamentos.
Essas divergências caracterizam a influencias do paradigma de pensamento seguido pelos psicólogos pertencentes às diversas correntes psicológicas. Isso significa dizer que cada pesquisador parte de valores e de pressupostos filosóficos que orientam sua concepção do ser humano, ou seja, o que ele e, bem como a forma pela qual o comportamento humano devera ser estudado.
Relação entre escolas, técnicas e métodos de comprovação de suas hipóteses
A influencia positiva se faz presente na discussão do caráter cientifico da observação indireta. Os cientistas de orientação positiva enfatizam a aplicação rigorosa de um conjunto de normas e procedimentos defendidos por eles como método cientifico no estudo dos fenômenos psicológicos.
Influencia dos resultados de observações e estudos científicos
A medida que o campo da psicologia foi-se ampliando em função estudos e observações cientificas realizados, foi surgindo um preocupação maior dos psicólogos em adotar métodos e técnicas mais adequadas ao fenômenos em estudo, sem, contudo, abandonar os requisitos básicos do método cientifico, isto e, a objetivação das observações.
A mudança social, abordada como um fenômeno comportamental, tem sido também objeto de estudo cientifico por parte dos psicólogos.
Psicologia e demais ciências
No momento em a psicologia definiu seus objetivos com a descrição, a explicação e a predição do comportamento conseguiram-se, no decorrer de seus desenvolvimentos, especialmente com a crescente contribuição de conhecimentos obtidos por meio de estudos, experimentos e pesquisas, ampliar e compreender melhor a complexidade desses objetivos. A integração dos conhecimentos de outras área do conhecimento humano tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam o comportamento.
Ciência
Para compreender a psicologia como ciência, e importante ter presente o que se entende por ciência e a forma pela qual a ciência e feita. Para fazer ciência, são necessários.
a) O método cientifico, isto e, o conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da busca das verdades.
b) Capacidade mental do cientista para realizar operações mentais de transformação dos dados coletados.
c) Consciência clara de paradigma de pensamento adotado, o qual direcionará a reflexão cientifica.
d) Uma verdade cientifica, que e feita de certas ideias verificadas.
Etapas do método cientifico
O método cientifico te sido definido como um conjunto de preposições explicitas, atitudes e normas, de acordo com as quais o investigador ou pesquisador:
a) Coleta dados por meio de observações sistemáticas;
b) Avalia os dados obtidos;
c) Analisa e infere conclusões;
d) Divulga os resultados, as conclusões e suas interpretações;
e) Apresenta os resultados de forma a possibilitar a repetição da pesquisa ou do estudo;
f) Integra esses resultados aos obtidos por diferentes pesquisadores;
g) Generalizar os conhecimentos alcançados;
No entanto e a própria concepção de método cientifico, enquanto método, que se modifica; não são somente as técnicas utilizadas em sua aplicação que variam de uma ciência para outra, mas o próprio método.
Função das teorias psicológicas
As teorias cientificas são enunciados universais, formulas, simbólicas ou esquemas simbólicas, são representações linguísticas, segundo Popper.
Como enunciados (teóricos), as teorias são elaboradas a partir da ideia ou da concepção que dado cientista tem acerca do fenômeno em estudo.
Todavia, as teorias psicológicas nem sempre foram formulados obedecendo ao rigor cientifico, e muitas delas, hoje largamente difundidas, nem sequer foram objeto de verificação cientifica.
Nesse
...