TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resultados Hipnose Psicologia

Por:   •  23/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

           Hipnose

OBJETIVO

RESULTADO

CONCLUSAO

Deve ser destacado o labor de Milton Erickson (1902-1980), aluno de Hull, que criou uma forma clínica de tratamento com hipnose como terapia, baseada na sua própria experiência (Battino & South, 2005). Erickson foi, certamente, o mais importante criador de técnicas hpnóticas.

Como atua a hipnose?

 O grau de hipnotizabilidade varia de pessoa para pessoa.

 Para além do mais, embora uma grande maioria das pessoas passa experimentar hipnose, a resposta hipnótica não é igual em todas elas (Hilgard, 1965; Weitzenhoffer, 2000).

caracteristicas pessoais diferem uma das outras interferindo ao tratamentoEntre as características das pessoas mais hipnotizáveis poderão estar uma alta imaginação e visualização, alto grau de absorção, responder às sugestões através de diferentes estratégias, processamento automático da informação, etc.(Kirsch & Braffman, 2001). Mas nem todos mostram todas as características em todas as situações nem em simultâneo.  Variáveis fatores podem influir na capacidade de se entregar a uma experiência hipnótica tipo de personalidade, imaginação e fantasia , capacidade de absorção expectativas , género e , idade.

 Alguns dos tratamentos onde a hipnose foi aplicada com efetividade são: dor , ansiedade stresse pós traumático, depressão, fobias , distúrbios na infância, síndrome do cólon irritável, e distúrbios dissociativos .

No contexto das neurociências tem-se investigado a relação entre consciência e hipnose. As novas técnicas de ressonância magnética funcional (fMRI) têm contribuído para mostrar como atua um cérebro hipnotizado e, sobretudo, que ocorrem mudanças no cérebro decorrentes da resposta às sugestões (Raz & Shapiro, 2002). Uma aparente dissociação entre a experiência subjetiva e a estimulação externa representa a existência de mecanismos com processos “topdown, bottom-up” automáticos ou involuntários. Existe evidência de que com hipnose se produzem estados alterados de consciência que têm consequências na atenção, concentração e fluxo de pensamentos observando-se isto na actividade cerebral (Halsband, Mueller, Hinterberger, & Strickner, 2009).

Também encontramos investigações sobre o modo como a hipnose afeta o controle cognitivo, entendendo como tal os processos que asseguram a flexível direção dos recursos para a representação ótima duma tarefa. Esse controlo cognitivo inclui manter a representação do objetivo na memória operativa, calcular a necessidade de ajustes de avaliação na estratégia, levar a cabo cada ajuste, por exemplo conduzindo a atenção até estímulos próprios das tarefas relevantes. A eficiência deste controlo cognitivo infere-se em tarefas de atenção seletiva (como por exemplo Stroop), requerendo que os sujeitos atendam e respondam a uma dimensão ignorando outras dimensões mesmo estímulo (Egner & Raz, 2007)  .

.

A mente inconsciente processa informação a um nível mais simbólico e metafórico que a mente consciente enquanto a mente consciente se ocupa em racionalizar, analisar as palavras, a inconsciente está mais centrada no significado. Isto é a base dos niveis da comunicação em hipnose. As pessoas usam defesas inconscientes que são relevantes quando se utiliza hipnose (Fromm, 1992; Nash, 1992). A hipnose utiliza diversas metáforas pois e uma é uma excelente estratégia de intervenção para trabalhar essas defesas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com