Os desafios da prática docente
Por: SsBueno • 3/6/2016 • Monografia • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Licenciatura em Pedagogia 3° Semestre
Didática e Prática de Ensino
Equipe:
Catiane Godoy de Camargo- urionn@bol.com.br
RA: 380452
Elaine Aparecida Ferreira de Campos- elaineacampos@hotmail.com
RA: 371603
Elida Ligia Bueno- elidabueno@hotmail.com.br
RA: 399093
Francielle Moura da Silva Coelho- francielle_alex@hotmail.com
RA: 395758
Os Desafios Cotidianos da Prática Docente
Profª Maria Clotilde Bastos.
Telêmaco Borba, 24 de abril de 2013.
Introdução
A disciplina de Didática pretende contribuir para o ensino e a aprendizagem na formação do professor. Baseado nesta temática ela vem para fortalecer, dar suporte e orientações necessárias mediante aos diversos problemas ou dificuldades que surgem nessa longa caminhada do saber. A Didática é a responsável por todo o “Saber Pedagógico”, é a ligação entre o ensinar e o aprender, é o método ou técnica de ensino utilizado pelo professor para transmitir tanto o conhecimento teórico quanto o prático, e através do mesmo, alcançar os objetivos pedagógicos propostos em seu âmbito escolar.
Os desafios da prática docente
Muito se espera de um adolescente que está prestes a fazer o seu primeiro vestibular, a cobrança é intensa e exaustiva, mas será que esse aluno realmente está preparado para o mundo que está a sua volta? Como formar um cidadão de bem, um ser pensante, com opiniões bem definidas? Como é possível criar um cidadão crítico com autonomia e segurança? Diante de todos esses questionamentos o seguinte projeto vem como uma proposta a fim de ajudar a solucionar esses questionamentos tão pertinentes ao cotidiano escolar.
Nome do projeto: A Importância da leitura.
Público alvo: 2º ANO- Ensino Fundamental (entre 6 e 7 anos)
Justificativa e fundamentação teórica: A leitura é indispensável na vida do ser humano, em toda e qualquer situação a leitura se faz presente. Diante desta situação existem duas maneiras de ser encarar essa realidade. A primeira de que a leitura é necessária apenas para integração do individuo na sociedade e que a falta da mesma não acarreta em grandes consequências. A segunda por sua vez vem questionar, e interrogar a primeira, com o objetivo de ir além de uma simples interação social, ela busca criar seres pensantes, críticos e com autonomia, seres capazes de ler nas entrelinhas, capazes de refletir e criar diante de diversas situações; cabe ao professor estimular o aluno desde cedo a esse conhecimento, através desse estimulo o aluno vai crescer com o hábito e gosto pela leitura. Para que isso seja possível faz-se necessário, professores que sejam leitores competentes e apaixonados pelo saber. Esse projeto visa desenvolver nos alunos essa paixão pela leitura, estimulando o aluno a buscar sempre mais, a ir além dos objetivos propostos pelo professor, e criar leitores com uma nova visão de mundo.
Objetivos gerais: Desenvolver nos alunos a paixão pela leitura, estimulando a busca por conhecimento nas mais diversas áreas da vida.
Objetivos específicos:
Incentivar a leitura,
Compreender os processos de uma leitura clara.
Desenvolver o hábito da leitura.
Aprender a contar histórias.
Desenvolver na leitura a reflexão e o sentimento do que se lê.
Transmitir emoções através de histórias.
Estimular a interação social dos alunos através das histórias.
Cronograma: O projeto será desenvolvido no período de 30 dias.
Desenvolvimento: O projeto está proposto em cinco momentos. O primeiro se dá com uma história contada pelo professor, seguida com uma roda de conversa entre os alunos, destacando os procedimento do projeto, e a importância da leitura no cotidiano escolar. O segundo momento é o de interação com os livros, os alunos serão levados até a biblioteca onde terão a oportunidade de escolher entre os temas propostos o que mais lhe agrada. Terceiro momento, o aluno leva o livro para casa juntamente com uma ficha, onde deverá preencher algumas informações solicitadas entre elas: Nome do livro, autor, personagens do livro. Ao final da ficha o aluno deverá contar sobre o que mais gostou no livro e fazer um desenho ilustrando o mesmo. Quarto momento, após a leitura de cada livro, os alunos deverão fazer a socialização do mesmo com os colegas em sala de aula, com uma roda de conversa, cada um deve ter a oportunidade de contar a história de seu jeito. No quinto momento ao final do projeto os alunos deverão se dividir em grupos e escolher uma história para ser representada juntamente com os colegas em sala de aula.
Recursos metodológicos: Livros de literatura infantil, contos e outros. Materiais diversificados (ex: roupas, brinquedos, etc.) para a representação dos alunos.
Os alunos serão avaliados o decorrer das atividades propostas pelo mesmo, com as fichas de leitura, interação social e representação.
Registro reflexivo de observação: Observação realizada em uma escola particular, em uma turma de Educação Infantil, Nível II, sala composta por nove alunos (entre 4 a 5 anos) As crianças tem uma interação incrível com a professora, elas estão fundamentadas no Interacionismo. As crianças já estão bem inteiradas com a professora e desenvolvem um relacionamento harmonioso, de fácil condução nas atividades propostas. Fomos muito bem recebidas pela escola, pela professora regente da turma, assim também como pelas crianças; foi gratificante estar interagindo com esta modalidade de ensino.
A escola dispõe de uma professora que fica na entrada recebendo os alunos, observamos que os alunos do Ensino Fundamental se reúnem no salão para acolhida e oração; porém os alunos da Educação Infantil ao entrarem pátio, se dirigem em suas salas onde suas professoras estão aguardando calorosamente. A professora abraça cada aluno que chega e chama-o pelo nome, também observamos que os alunos já estão acostumados com a rotina da turma: oração, presença, clima, ajudante do dia etc.
Quanto ao comportamento das crianças, são educadas, aceitam as atividades e demonstram interesse na realização das mesmas. As atividades são diversificadas, a professora busca sempre propor novas tarefas, não deixando eles desocupados e desordem na sala. A escola tem uma parceria com o Sistema Maxi de Ensino, que dá suporte pedagógico através do ensino aprendizagem com material para o professor e apostilas dos alunos. Verificamos as atividades já realizadas na apostila, onde encontramos crianças que ainda estão sendo alfabetizadas estudando na disciplina de Arte “Tarsila do Amaral” . Além da apostila, a professora trabalha com material reciclável, brinquedos, parque, como também recursos áudio visual: TV Tela Plana, Aparelho de som e DVD.
...