PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Por: giuconcepcion • 17/11/2019 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Página 1 de 2
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
Curso de Graduação em Psicologia
Giulia Concepcion Lima e Fernanda Melo
RELATÓRIO 2 SNIFFY
Poços de Caldas
2019
- As observações foram feitas por Giulia e Fernanda. Os equipamentos utilizados foram: cronômetro do celular (marca Apple, recurso próprio do celular), programa Sniffy (recurso baixado no computador da faculdade ), folhas de registro (FR1 e FR2), computador 711 (2° bancada a direita na sala) do laboratório 4 (prédio 1), Pen Drive e caneta Bic preta.
- Procedimento: ir a sala de laboratório 4 do prédio 1, ligar o computador, logar na área do aluno, separar os materiais utilizados para os registros, abrir o programa Sniffy , iniciar o cronômetro, Giulia faz as anotações e Fernanda observa as ações do rato durante uma seção de 30 minutos .
- Fases do programa Sniffy:
- Fase 1 (nível operante): durante a primeira seção foi feito o nível operante, onde o rato foi apenas observado, sem interferência de reforços, a observação foi focada em todas as ações do rato e as anotações foram feitas na FR1, o tempo de duração da observação foi de 30 minutos.
- Fase 2 (treino ao comedouro): na seção 2 foi feito o treino ao comedouro, é liberado um reforço positivo para que o rato faça o emparelhamento som e comida, suas ações foram registradas na FR2, o tempo de duração da seção foi 16 minutos.
- Fase 3 (modelagem): na seção 3 e 4 foi feita a modelagem, onde era liberado um reforço positivo quando o rato levantava, as anotações foram feitas na FR2 e o empo da seção foi de 29 minutos.
- Fase 4 (fortalecimento operante): na segunda parte da seção 4 e na primeira da seção 5 o rato passa a pressionar a barra para receber o reforço positivo sozinho, as anotações foram feitas na FR2, o tempo da seção foi de 25 minutos.
- Fase 5 (extinção): na segunda parte da seção 5 foi feito a extinção, quando o reforço positivo é extinto, a observação foi focada em quantas vezes o rato pressionaria a barra após a extinção e foram registradas na FR2, a seção durou 20 minutos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com