PSICÓLOGAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Por: Coming • 7/10/2019 • Projeto de pesquisa • 337 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
PROJETO
PSICÓLOGAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
PROJETO – PSICÓLOGAS NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE
Justificativa:
O município tem aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino. É uma cidade que acolhe famílias de diferentes municípios, e por esse motivo, caracteriza-se por diferentes: estrutura familiar, cultural, social e emocional. Quanto a questão emocional, sabe-se que as crianças e os adolescentes em processo de desenvolvimento, por vezes, necessitam de atenção especial. Sendo assim, o objetivo principal é amparar e acolher os alunos para que consigam elevar estima e autoconhecimento e, consequentemente, tornarem-se seres emocionalmente saudáveis.
Muitas vezes as dificuldades comportamentais e/ou emocionais são percebidas pela equipe pedagógica das unidades educacionais, que anseiam pelo olhar de um profissional especializado para auxiliar de forma efetiva no enfrentamento e superação desta demanda. Nesse sentido, o profissional da área da Psicologia trabalha com os aspectos emocionais, cognitivos e sociais que estão presentes no contexto escolar, atuando na prevenção e mediação de problemas decorrentes destes aspectos.
Sendo assim, faz-se necessário que as unidades e núcleos de ensino sejam assistidas (monitoradas) e acompanhadas por profissionais da psicologia em prol deste grande número de alunos que necessitam deste auxílio, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.
Objetivo:
Elaborar estratégias e ações que contemplem crianças e adolescentes com problemas de comportamento, em situação de risco e/ou sofrimento psíquico.
Promover ações preventivas nas Unidades de Ensino Balneário Camboriú, no intuito de esclarecer os alunos quanto à valorização da vida, os riscos da automutilação e as possibilidades de ajuda, fazendo destes alunos possíveis multiplicadores de informações.
Oportunizar encontros e/ou formações continuadas para profissionais das escolas para que estejam aptos a acolher o aluno com problemas psicológicos/comportamento e saber identificar possíveis alunos em sofrimento.
Metodologia:
Viabilizar encontros e palestras com alunos e comunidade escolar;
Organizar formações com os profissionais das unidades de ensino;
Encaminhar aos órgãos de saúde competentes, as crianças e adolescentes que necessitarem de atendimento clínico.
Público alvo : Alunos do Ensino Fundamental I e II e os Núcleos de Educação Infantil.
...