PSICOLOGIA AS I A VI
Por: emolinar • 25/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.856 Palavras (8 Páginas) • 658 Visualizações
Psicologia da Educação Mai/2016
AS I A VI
Pergunta 1
1. Na história da Psicologia, observam-se muitas correntes ou escolas psicológicas que definiram diferentemente o objeto e o método da Psicologia enquanto ciência. Dentre essas correntes apenas uma manteve o foco mais no pensamento filosófico. Essa corrente propõe a compreensão das condutas, considerando os aspectos globais que cercam o homem, pois consideram que o comportamento humano se dá mediante aos estímulos do ambiente. Tal escola ficou conhecida como:
a. Behaviorismo
b. Psicanálise
c. Gestalt
d. Funcionalismo
e. Estruturalismo
Pergunta 2
1. A Psicanálise é a escola da psicologia que investiga as regiões obscuras do psiquismo e que tem como criador Sigmund Freud.
Verdadeiro
Falso
Pergunta 3
1. Tanto Santo Agostinho como São Tomás de Aquino defendem a posição da ______________ como produtora de conhecimento sobre o psiquismo.
a. escola
b. Igreja
c. sociedade
Pergunta 4
1. Assinale qual desses filósofos foi o primeiro a ser considerado o pai da psicologia.
a. Sócrates
b. Platão
c. Aristóteles
d. Galileu
e. São Tomás de Aquino
Pergunta 2
1. O behaviorismo, escola que tem como fundador Watson, estabelece que o objeto de estudo da psicologia seja a percepção.
Verdadeiro
Falso
Pergunta 4
1. Complete a frase: Descartes é considerado um____________, poisalém de fazer a distinção da mente e do corpo, afirma que a mente pode interferir no corpo.
a. Interacionista
b. Patrístico
c. Jônico
AS II
Pergunta 1
1. Na História da Psicologia, enquanto ciência, temos algumas abordagens que se voltam à educação que são:
a. Gestalt, Urbanização, Estruturação, Humanismo.
b. Associacionismo, Behaviorismo, Gestalt, Humanismo.
c. Urbanização, Desvelamento, Associacionismo, Behabiorismo.
d. Humanismo, Gestalt, Urbanização, Contextualização.
Pergunta 2
1. A psicologia pode contribuir com a Educação quando:
a. busca investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação sujeito-objeto, entendendo o sujeito do ponto de vista cognitivo, emocional e afetivo e tudo que se relaciona com a aprendizagem.
b. busca investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação sujeito-objeto, dentro da escola, do ponto de vista da aprendizagem social.
c. busca investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação sujeito-objeto, entendendo o objeto do ponto de vista cognitivo, emocional e afetivo e tudo que se relaciona com traumas ligados ao processo de aprender.
d. busca investigar as modificações que ocorrem nos processos envolvidos na relação sujeito-objeto, dentro da sociedade, do ponto de vista do desenvolvimento biológico.
Pergunta 3
1. Quando a Psicologia defende a necessidade da construção de uma IDENTIDADE PEDAGÓGICA pelo professor, isso significa que?
a. a Psicologia na Educação visa a fornecer elementos para que o professor encontre o seu EU profissional, na busca de compreender-se cada vez mais como pessoa que está em um mundo repleto de desejos.
b. a Psicologia na Educação visa a fornecer elementos para que o professor encontre o seu EU profissional, no sentido de garantir sucesso em campo de trabalho e o seu reconhecimento enquanto ser que ensina verdadeiramente.
c. a Psicologia na Educação visa a fornecer elementos para que o professor encontre o seu EU profissional, assumindo-se como responsável de todos os resultados da ação educativa no mundo.
d. a Psicologia na Educação visa a fornecer elementos para que o professor encontre o seu EU profissional, assumindo-se como pessoa interessada em contribuir para o sucesso profissional de todos os seus colegas de escola de maneira cooperativa e humana.
Pergunta 4
1. O que vai diferenciar a psicologia enquanto Ciência e Senso comum é:
a. estudar o universo de modo sistemático enquanto condições de boas aprendizagens;
b. estudar o ambiente em que vivemos considerando a história;
c. investigar
...