TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA E PROFISSÃO

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Thays Mara Fernandes de Oliveira

Matrícula: 20151109247

TRABALHO DE PSICOLOGIA E PROFISSÃO: AVALIAR

O SITE DO CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA

1. INTRODUÇÃO

A base do trabalho se encontra no site do Conselho Regional de Psicologia, o qual eu irei avaliar de forma positiva e negativa. Escolhi a matéria, localizada nas publicações do Jornal, Psicologia e diversidade sexual como objeto de estudo para a produção do trabalho.

2. DESENVOLVIMENTO

“A Psicologia, como saber e prática, tem papel importante, na medida em que pode garantir a legitimidade de um desejo – homossexual – não como desvio ou patologia, mas sim como uma expressão da diversidade humana”, dizem Isadora e Marcos. “A Psicologia deve contribuir para uma reflexão sobre as diferentes formas de expressão da sexualidade humana, desconstruindo estereó- tipos, preconceitos e um discurso de homogeneização dos homossexuais”.

O artigo Psicologia e diversidade sexual coloca em questão a própria necessidade de aceitação que a sociedade impõe sobre a diversidade em questão. Ele propõe a isonomia já que se um cidadão pode ser igual em seus deveres, deve também ser igual em seus direitos, sem distinções.

“A Psicologia se coloca como apoio fundamental às pessoas que se encontram vulneráveis psicossocialmente...” Alexandre França

Ele afirma também que a psicologia tem muito a contribuir devido à sua inserção privilegiada na sociedade contemporânea, fazendo alianças com movimentos sociais e dialogar com pessoas que trabalham no campo da educação. Descontruindo assim mitos, tabus e padrões estereotipados: “A grande questão é sobreviver a esses sobreviver a esses estereótipos, estereótipos, possibilitar que um conjunto maior de diversidades possa ser compreendido.” Diz Marcelo Santana.

Além de nos apresentar as bases jurídicas que acercam essa questão, o Direito nas relações homoafetivas e a criminalização da homofobia. Até então nos explicar a criação do Grupo de Trabalho Psicologia e Diversidade Sexual que trabalha sobre a diretriz “Nenhuma forma de violência vale a pena”.

Por fim a matéria nos faz entender que um dos possíveis meios de enfrentamento ao preconceito é a cultura, o principal ponto destacado pelo jornalista é a importância de filmes, livros e outros produtos culturais na formação dos jovens. Mas que ainda apresenta barreira quanto à questão da homossexualidade porque além da falta de visibilidade, outro problema é a imagem passada pela mídia brasileira do homossexual.

3. CONCLUSÃO

O site do Conselho Regional de Psicologia é muito organizado quando os seus tópicos, toda a informação de fácil acesso e ordenado. Porém o acesso aos arquivos só é possível por meio do download de cada artigo, de sua escolha, seria mais dinâmico se fosse feito a postagem das matérias no próprio site, não sendo necessário fazer download de cada artigo que nos interessar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com