Plano de Intervenção sem Abrigo
Por: juliana_c_soares • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 566 Palavras (3 Páginas) • 238 Visualizações
Trabalho de Grupo UFCD 4260
- Nome/designação do projeto
“Na rua NÂO”
- Problemática/ identificação da necessidade ou problema
Reinserção social dos sem-abrigo no concelho de Ovar
- Fundamentação da problemática/enquadramento (referencia à amplitude dos problemas, recursos…)
O nosso projeto visa assegurar as necessidades básicas dos sem-abrigo, para terem a igualdade de oportunidade na sua reintegração social.
- Destinatários/ público-alvo (a quem se dirige o projeto; quem vai beneficiar; quantos pessoas; idades; critérios de seleção dos beneficiários…)
População em situação de sem-abrigo do Concelho do Ovar.
- Território de intervenção (bairro, zona…);
Zona de Ovar (todo o concelho) Espaço Aberto (local)
- Objetivos (para que serve este projeto? Quais são os objetivos
A intervenção social é desenvolvida no Concelho de Ovar, através do acompanhamento psicossocial da população em situação de sem-abrigo. A equipa intervém ao nível das diferentes situações: emergência, motivação, encaminhamento e reinserção social.
- Proporcionar atendimento e acompanhamento psicossocial adaptado às necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo;
- Apoiar na construção do plano individual de intervenção a nível pessoal, educacional (profissional/emprego), de formação de atividades ocupacionais, culturais, lúdicas entre outras como potenciadores de uma integração plena;
- Apoiar na ligação aos recursos e serviços da comunidade;
- Desenvolver ações de informação e de sensibilização junto das comunidades locais sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo;
- Criar uma relação de confiança, que permita motivar as pessoas em situação de sem-abrigo a mudar de vida;
- Melhorar a condição de vida das pessoas em situação de sem-abrigo, encaminhando para as diversas áreas de acordo com as necessidades que apresentam (Administração, Balneários, Lavandaria, Refeitório, Rouparia, Gabinete de Apoio Social, Consulta e Acompanhamento de Enfermagem e Psicologia)
- Resultados (que resultados se pretende alcançar…)
Retirar o maior número de pessoas da rua e reintegrá-los na sociedade
- Intervenientes/parceiros
- Mãos Solidarias
- Centro Comunitário de Esmoriz
- Gabinete de Inserção Profissional (GIP)
- Gabinete Psicossocial de Esmoriz
- Cruz Vermelha
- Atividades (como se vão atingir os objetivos e resultados propostas, que ações e atividades desenvolver, como divulgar a ideia e envolver a comunidade…)
- Visitas rua aos utentes que se encontrem em situação de sem-abrigo. A primeira visita visa o reconhecimento da situação-problema, e as restantes têm como função o acompanhamento e supervisão. Para assegurar as necessidades básicas e a sua reintegração social.
- Reuniões intrainstitucionais (que se realiza entre instituições) e promovem a articulação entre os diferentes profissionais que intervêm diretamente com o utente, de forma a concertar uma estratégia comum de apoio na resolução da sua situação/problema. A “Na rua NÂO” desempenha um papel fundamental no decorrer destas reuniões, uma vez que, é através desta equipa, que é feita a abordagem no local e o acompanhamento das situações que ficam aquém dos olhares institucionais e da sociedade em geral.
...