Princípios Básicos Terapia Cognitivo Comportamental
Por: Tarcilia12 • 25/9/2024 • Trabalho acadêmico • 320 Palavras (2 Páginas) • 24 Visualizações
Princípios básicos da terapia cognitivo comportamental.
A TCC é uma abordagem de senso comum, que se baseia em dois princípios centrais:
- Nossa cognição possui influência controladora das nossas emoções e comportamentos.
- O modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e de emoções.
Zoroastro- baseou seus ensinamentos em três pilares:
Pensar bem. Agir bem. Falar bem.
Aaron T. Beck- foi a primeira pessoa a desenvolver completamente teorias e métodos para aplicar intervenções cognitivas e comportamentais a transtornos emocionais.
- As primeiras formulações centravam-se no papel do processamento de informações desadaptativas em transtornos de depressão e ansiedade.
- 1960 descreveu a conceitualização cognitiva da depressão, na qual os sintomas estavam relacionados com um estilo negativo de pensamento em três domínios: si mesmo, o mundo e o futuro. (tríade cognitiva negativa). [pic 1]
- Defendeu a inclusão de métodos comportamentais desde o inicio de seu trabalho, pois reconhecia que essas ferramentas são eficazes para a redução de sintomas, e conceitualizou uma relação estreita com cognição e comportamento.
Os componentes comportamentais tiveram início entre 1950 e 1960, quando pesquisadores clínicos começaram a aplicar as ideias de Pavlov, Skinner...
Joseph Wolp Hans Eysenck foram os pioneiros na exploração do potencial das intervenções comportamentais como dessensibilizarão e treinamento de relaxamento.
Lewinsohn- observou que os pacientes com depressão geralmente não recebiam reforço positivo suficiente do seu ambiente para manter um comportamento adaptativo.
O modelo cognitivo comportamental.
Processamento cognitivo- papel central nessa abordagem, uma vez que o ser humano avalia a relevância dos acontecimentos internamente e no ambiente em que circula, estando a cognição frequentemente relacionada as reações emocionais.
- O terapeuta pode partir de uma série de métodos voltados para todas as três áreas de funcionamento patológico: cognição- emoções – comportamento. Mas também reconhecem que há interações complexas entre processos biológicos.
...