Principais Transtornos Psiquiátricos e Educação
Por: Soreyna Marques • 19/12/2022 • Resenha • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 106 Visualizações
Principais Transtornos Psiquiátricos e Educação
Transtornos do Humor
Comumente chamados de transtornos afetivos, podem ser caracterizados por períodos prolongados de tristeza e irritabilidade que afetam a disposição geral e o estado emocional de uma pessoa, de tal modo que interfere em sua qualidade de vida. Ademais, pode ser dividido em dois grupos: Transtorno Bipolar (do tipo I ou II) e o Transtorno Depressivo (dos tipos depressivo maior, depressivo persistente ou distimia, e de origem inespecífica).
Os Transtornos do humor podem ser desencadeados por estresse, violência doméstica, assédio, jornada de trabalho excessiva, problemas financeiros, desemprego, cobrança pessoal, frustrações e luto.
A depressão é um estado de humor que dura pelo menos duas semanas, e, preponderantemente, o humor fica deprimido. O indivíduo sente angústia, ansiedade, desânimo, apatia e falta de motivação. Além disso, tem atitudes negativistas, com preocupação a tudo que o cerca. A depressão pode ser intermitente ou contínua, durar algumas horas até meses ou anos, e variar de intensidade ao longo do tempo. Em hipótese nenhuma deve ser confundida com “fossa” ou “baixo astral”, que faz parte da vida psíquica normal do indivíduo.
O Transtorno Bipolar Afetivo do Humor –TBAH, é uma doença crônica em que as alterações do humor são caracterizadas por períodos com depressão, e em outros momentos, de mania. Delírios ou alucinações podem ou não fazer parte do quadro clínico e o início dos sintomas pode refletir a um padrão sazonal.
No ambiente escolar, as crianças com algum tipo depressão, o estado prevalente de humor é do tipo irritado, como comportamento hiperativo, agressivo e antissocial. Já em adultos é o humor predominante é a tristeza. O diagnóstico dos transtornos depressivos baseia-se nos sinais e sintomas. Também devem ser observadas a ideações suicidas, vistos que cerca de 90% das pessoas que cometem suicídios tem algum transtorno depressivo. O tratamento é com antidepressivos, terapia de suporte e cognitivo-comportamental ou uma combinação dessas modalidades
Por sua vez, o transtorno bipolar em crianças se configura como raro. Ela normalmente inicia durante meados da adolescência ou no início da idade adulta, e apresenta-se de maneira semelhante ao que é visto em adultos.
Transtornos obsessivo-compulsivo
Obsessões são ideias, imagens ou impulsos persistentes para realização de algo, por sua vez, compulsões são anseios patológicos para agir impulsivamente, e que ao serem contidos resultam em ansiedade e angústia. Assim, O Transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por obsessões e/ou compulsões, suficientemente severas e não razoáveis, e que ocupa boa parte do tempo de paciente, causando desconforto ou comprometimento geral importantes.
Dentre os diversos tipos de TOC, os jovens apresentam com maior predominância o Transtorno corporal; Transtorno de acumulação; Tricotilomania (arrancar cabelo) Transtorno de escoriação; Sindrome de Tourette (tiques).
A maioria das crianças tem ciência que suas obsessões e compulsões não são normais e muitas tornam-se retraídas e caladas para não exporem o problema em público. Além disso, é importante ter o discernimento que a idade não é fator preponderante para a doença ser mais severa, e sim quanto tempo esse jovem permanece sem tratamento. Tal fato traz à tona a necessidade emergente destes transtornos serem diagnosticados precocemente.
Déficit de Atenção e Hiperatividade
O Transtorno do Déficit de atenção ou Hiperatividade (TDAH) deve ser, provavelmente, uma das doenças mentais de maior relevância para crianças e adolescentes. Ela se caracteriza por uma condição diferenciada do neurodesenvolvimento, onde o córtex pré-frontal, estrutura cerebral ligada ao planejamento, julgamento e tomada de decisão, tem um desenvolvimento mais lento. Por conseguinte, as funções relacionadas à esta estrutura serão prejudicadas. Quanto às causas que originam o transtorno, pode-se elencar a condição genética e o uso de fumo e álcool durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre.
Os sintomas em TDAH são recorrentes e, de uma maneira geral, abarcam os problemas de atenção; atividade motora excessiva; desorganização; esquecimentos; impaciência; e, dificuldade em controlar o comportamento que não é adequado para a idade de uma pessoa. No caso das crianças e adolescentes, este transtorno se sobrepõe a transtornos em geral, daí a importância em compreender o TDAH. Ademais, está associado a baixo desempenho escolar e rejeição social, e quando adolescentes, de desencadearem outros transtornos, como os de conduta. Quanto ao tratamento medicamentoso mais utilizado, tem o Metilfenidato. Ele age como estimulante do sistema nervoso central, minimizado os sintomas de desatenção e falta de concentração e impulsividade.
Esquizofrenia e transtornos psicóticos relacionados
A esquizofrenia é uma enfermidade mental, caracterizada pela presença de sintomas, como alucinações, apatia, dificuldade para expressar a emoções e delírios causadores de consideráveis disfunções psicossociais de longa duração.
Geralmente, esquizofrenia dá início em meados da adolescência com prevalência até os 30 anos. O aspecto dos adolescentes e adultos jovens é praticamente o mesmo, entretanto, antes dos 12 anos é extremamente rara. Embora o primeiro episódio da esquizofrenia ocorra geralmente em adultos jovens, alguns eventos durante o neurodesenvolvimento podem ser fatores de risco. Dessa maneira, podemos relacionar que os principais sejam doenças genéticas; exposição às drogas; desnutrição da mãe durante fase pré-natal; complicações no parto; e, lesões cerebrais durante a infância. Outros fatores predisponentes podem acontecer posteriormente, como uso de drogas na adolescência, acionando o gatilho para o aparecimento da esquizofrenia
...