Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – Relatório Individual APAE – Silvânia-GO
Por: Lorenapsi • 5/4/2016 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 1.189 Visualizações
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – Relatório Individual
APAE – Silvânia-GO
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma sociedade civil filantrópica, de caráter cultural, assistencial, educacional, sem fins lucrativos. Oferece atendimentos na área de Saúde, Assistência Social, Educacional, Esporte e Lazer. Integrante de uma rede socioassistencial a organização oferece serviços de referência em habilitação e reabilitação, convivência e fortalecimento de vínculos à pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, além do atendimento às famílias dos seus usuários.
As ações desenvolvidas têm centralidade na família e são operacionalizadas de forma a assegurar a participação dos envolvidos em todo o processo de atendimento. Uma equipe multidisciplinar é responsável por ações protetivas desenvolvidas junto aos usuários e seus familiares, Ao integrar a equipe técnica multidisciplinar os assistentes sociais colaboram para consolidar as ações previstas e articuladas das áreas de atuação institucional na perspectiva da defesa e garantia de direitos, da promoção da autodefensoria e da inclusão social.
Através da visita que fizemos pude concluir que a APAE é uma entidade publica,que visa a Proteção Social Especial,que destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social.A APAE é uma entidade regida em boa parte por doações,a prefeitura paga alguns funcionários,mais os demais são pagos com arrecadações e doações.A APAE só existe graças a colaboração e solidariedade de muitas famílias que ajudam mensalmente e ao apoio do vice-prefeito da cidade. (Silvânia)
Os funcionários promovem duas vezes ao ano uma festa para arrecadação de fundos, o dinheiro é usado para ampliação do espaço, para melhor adaptação dos usuários, para pagar funcionários e as demais despesas mensais.
A Psicóloga faz atendimento uma vez na semana, das 08:00 ás 17:00,atende os usuários e as famílias,desenvolvendo assim o fortalecimento de vínculos familiares. O publico alvo são as crianças, os jovens e os adultos advindos na maioria de famílias carentes, sem condições favoráveis ao desenvolvimento social. Os indivíduos atendidos não são somente de Silvânia, mas também das cidades vizinhas de Gameleira de Goiás e Vianópolis.
O principal objetivo das ações desenvolvidas pela área de assistência social é possibilitar à família integrar e configurar como rede de apoio na proteção social, fortalecendo a participação política do usuário e da família na defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, conquistas das seguranças sociais e pelo fortalecimento da identidade institucional do movimento apaeano.
Na área de educação profissional são desenvolvidas atividades manuais, incluindo também as mães dos usuários. São realizadas também palestras educativas e visitas domiciliares às famílias, orientando-as e conscientizando-as quanto à higiene ambiental, doméstica, vacinação e prevenção de doenças.
...