Psicologia
Por: susanquinto • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
Susan Quinto Mohor 11131101332
Uma análise hermenêutica da prática terapêutica
Mogi das Cruzes, SP
Março,2015
Terapia é uma prática social que é estruturada á partir das controversas que as pessoas vivem. A terapia é uma prática colaborativa que se constrói á partir do contexto dos participantes, parte da própria pessoa procurar uma terapia, cada um tem a sua relação terapêutica que só ele entenderia. Eles se relacionam por meio de linguagem e esse encontro de cliente e terapeuta pode se dar de várias maneiras.
No diálogo de conversão o terapeuta fala com e não para o cliente, pois o cliente e o terapeuta se envolvem.
Terapia com prática narrativa iniciada por Freud mostrava como uma alternativa substitutiva para a impossibilidade do resgate da memória, pois não conseguiam recuperar por meios tradicionais. Ele trabalhava como um criador de contextos para as histórias vividas pelos clientes, mostrando recursos, competência e habilidades feitas por meio de narrativa.
O diagnóstico significa reconhecer uma doença e para cada terapeuta de cada abordagem diferente define cada problema de uma maneira diferente do outro e quem procura esses terapeutas são pessoas que estão passando por algum sofrimento, alguma dificuldade, momento ruim ou difícil.
A mudança é uma transformação na história do self então uma terapia com sucesso vai ajudar tanto a libertação em relação às histórias de problemas e opressoras do self. Então o terapeuta não deve ir muito rápido e acabar excluindo o paciente dessa mudança, os dois devem caminhar sempre juntos.
A intervenção de um terapeuta é para reparar algo que está errado, complicado, então o individuo é visto como uma máquina que não funciona direito e a mudança terapêutica ocorrem quando o cliente e o terapeuta constroem narrativas com as suas próprias vivências.
A relação terapêutica tem que ser natural espontânea e única para cada um dos clientes, é uma parceria, ele precisa ter uma voz ativa ele está no poder sem se esquecer da ética e assumir uma responsabilidade pelas decisões que o terapeuta toma em todo o processo terapêutico.
...