Psicologia
Por: Dandara2 • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
1) Discuta sobre o modelo positivista e seus pressupostos de neutralidade e objetividade.
A psicologia social surge nos anos 50, com o objetivo de acalmar as pessoas, amenizar os conflitos e proporcionar uma relação de paz entre as pessoas, não deixando de ser manipulador, porem produtiva.
Esse modelo americano e europeu tinha como base a ciência e o positivismo, onde só se considerava aquilo que poderia ser observado, sendo marcado pela neutralidade, portanto o pesquisador não interferia no objeto de sua pesquisa, mais tudo deveria ser comprovado e explicado sempre.
O psicólogo não tinha o poder ou dever de transformar a sociedade com seus conceitos, e sim influenciar e observar o homem.
No entanto a subjetividade do homem era deixada de lado, visando-se somente a objetividade dos fatos. Esse modelo foi bem sucedido ate certo tempo, pois o homem era separado de suas culturas, sendo estudo apenas de um modo superficial, generalizando os resultados de maneira não eficaz.
O estudo cientifica e de extrema importância, mais o homem deve ser compreendido como um todo, um ser único, considerando suas origens, culturas e sociedade em que se esta inserida, sendo observado diariamente, para que se tenha uma melhor clareza.
2) Escreva sobre as diferenças entre a psicologia social defendida por Aroldo Rodrigues e Silvia Lane.
Silvia Lane seguia no principio de que o conhecimento produzido deveria ser sempre útil para a transformação da realidade na direção da criação de condições dignas de vida para todos. O conhecimento e a profissão deveriam estar sempre a serviço da transformação, e com essas idéias Silva Lane, contribuiu muito para a psicologia em sua evolução.
Aroldo Rodrigues também fazia parte da psicologia social, mais voltado para um modelo positivista, portanto o mesmo era defensor de um modelo mais tradicional, que estudava basicamente a interação do individuo, com a intervenção indireta do psicólogo. O psicólogo não tinha o dever de de transformar a sociedade, mais sim intervir em alguns aspectos. O conceito de Aroldo era interessante, mais não para todos os paises.
...