Psicologia
Por: Andreas Wolter • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
TRABALHO PSICOLOGIA - ANDREAS WOLTER
1) -Grupo são conjuntos de pessoas que compartilham valores, visões, crenças, que possuem uma identidade e podem ser através dessas características reconhecidas como um todo.
-Agrupamento é um conjunto físico de pessoas que não possuem vínculo. Podemos tomar como exemplo pessoas paradas na fila de um restaurante.
-Times são um conjunto de pessoas que buscam um objetivo em comum. Representa sempre união em busca de alguma coisa.
2) Grupos Formais são grupos oficialmente criados e com um propósito específico e podem ser divididos em permanentes e temporários.
Permanentes: Aparecem geralmente como setores ou departamentos, como por exemplo uma equipe de RH.
Temporários: Ocorre quando um grupo é formado para solucionar um problema especifico em um determinado período de tempo.
Grupos Informais não são oficiais e surgem sem formalização ou propósito e pode ser dividido em grupo de amizade ou interesse.
Amizade: Formam-se por afinidades em comum.
Interesse:Estabelecidos por interesses comuns.
3) - Controle: Quando atua para orientar o seguimento de regras, papéis, rotinas, para dar instruções, procedimentos e etc.
-Motivação: Quando esclarece o que deve ser feito, avalia seu desempenho e orienta o que fazer para melhorá-lo.
- Expressão Emocional: o grupo serve como uma fonte primária de interação social, onde as pessoas podem expressar sentimentos, frustrações, satisfações. A comunicação pode ser um meio para essa expressão.
- Informação: atua diretamente na tomada de decisão, orientando e transmitindo dados e como fazê-los/ desempenhá-los.
4) - Linguagem: Cada um se utiliza de uma linguagem diferente. As características de cada uma variam conforme a educação, cultura e etc.
5) - Formais: Representam em sua maior parte linguagens profissionais e técnicas. Sempre de forma respeitosa.
- Informais: Representam uma comunicação muito mais despojada, sem hierarquias e as vezes até sem estar dotada de modos. Costumam ser mais confiáveis que as conversas formais.
...